domingo, 31 de julho de 2022

Açaí Club Surubim é inaugurado; produtos a pronta entrega no atacado e varejo

Localizado na Rua Urbano Vieira, sn, Centro de Surubim (ao lado do Ponto de Toyota de Casinhas), aconteceu neste sábado (30) a inauguração do Açaí Club Surubim (açaiteria e distribuidora). Oferecendo as mais deliciosas combinações com o açaí, o Açaí Club ainda ofertou na parte da manhã degustação grátis.  


O casal  Kássia Mirelly e Diego Germano agradece a cada pessoa que foi prestigiar o lançamento do empreendimento e convida a todos para conferir e comprovar a qualidade dos produtos.


Com produtos a pronta entrega no atacado e varejo, o Açaí Club Surubim funcionará de segunda à sábado das 09h às 17h. Distribuidor exclusivo do açaí IAÇÃ, atende em Surubim e na região. Fone: (81) 9 9537-2990. Acompanhe: www.instagram.com/acaiclub.surubim Confira alguns registros durante a inauguração:



















Instituto de Pesos e Medidas faz alerta sobre uso de GNV em automóveis

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo lançou uma série de recomendações para garantir a segurança da instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) nos automóveis. Em razão da alta no preço dos combustíveis, muitos motoristas têm buscado converter seus veículos para a utilização do gás veicular – geralmente, mais barato.


De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura, no primeiro semestre de 2022, houve aumento de 6,5% no número de veículos aprovados a utilizar o GNV no país, em relação a igual período de 2021. Em comparação a 2020, a alta foi de 47%.


Na última terça-feira (26), um veículo explodiu em posto de combustível, no Rio de Janeiro, enquanto era abastecido com GNV. O proprietário do veículo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. A causa da explosão está em investigação, mas o acidente também serve de alerta para cuidados e para a correta instalação do kit no veículo.


Recomendações


Segundo o Ipem, o motorista interessado em fazer a conversão deverá, primeiramente, procurar uma oficina registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A relação de instaladores registrados pode ser consultada no site do Inmetro.


Após isso, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em seguida, o motorista deve escolher o kit de instalação de GNV compatível com seu veículo.


“O de terceira geração é indicado para motores aspirados ou com injeção eletrônica de mono ou multiponto. O kit de quinta geração é recomendado para veículos mais potentes e mais modernos. Se o veículo funcionar com injeção direta de combustível é usado o de sexta geração. As diversas gerações de kit´s possuem princípios de funcionamento, desempenho, manutenção e preços diferentes”, destaca o comunicado do Ipem.


O instituto também recomenda que nunca sejam utilizadas peças usadas de outros proprietários. De acordo com o Ipem, os componentes de origem desconhecida podem apresentar problemas sérios, como vazamentos e falta de adequação ao tipo do veículo.


“A única exceção permitida é a do cilindro de GNV, que pode ser novo ou requalificado, desde que tenha o respectivo certificado de requalificação. Também deve-se ter cuidado com produtos oferecidos em redes sociais ou comércio virtual quando não há clareza das informações do cilindro”, ressalta o instituto.


O Ipem recomenda que o motorista exija que a oficina faça uma inspeção no veículo antes da instalação. Problemas em velas, cabos, bateria, e na injeção eletrônica poderão comprometer a instalação do GNV e o desempenho geral do veículo.


Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustível no veículo


Por Agência Brasil / Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco







Número de brasileiros com empregos informais bate recorde histórico

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,3% no trimestre encerrado em junho, o menor patamar para o período desde 2015, quando foi de 8,4%. Por outro lado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de trabalhadores informais foi o maior da série histórica iniciada em 2015, estimado em 39,3 milhões. O rendimento médio real habitual dos trabalhadores ficou estável na comparação com o primeiro trimestre, em R$ 2.652. No ano, porém, houve queda de 5,1%.



Fazem parte da população de informais os trabalhadores sem carteira assinada, empregadores por conta própria sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de trabalhadores familiares auxiliares. Na comparação com o trimestre anterior, houve um crescimento de 2,8%, o que representa mais 1,1 milhão de pessoas nessa categoria.


O professor de economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Jackson de Toni destacou que a recuperação parcial do emprego se deve a uma melhora na economia. No entanto, houve uma precarização do mercado de trabalho. "É um emprego diferente do que existia antes, um emprego de mais baixa qualificação, mais precário e que paga menos, muito em função da grande informalidade. Quase metade da população economicamente ativa vive na informalidade, isso significa menos proteção social, menos salário, mais insegurança e mais incerteza", afirmou.


Despesas

 

Marcelo Barros, de 32 anos, mora em Planaltina-GO e é microempreendedor individual (MEI) desde 2020, mas não por opção. Ele era pesquisador concursado do IBGE, mas o vínculo temporário terminou e Marcelo precisou contornar o desemprego para contribuir com as despesas domésticas. Há três anos trabalha como fotógrafo. "Comecei por hobby, mas por causa da pandemia e do fim do contrato, atuo profissionalmente agora. Continuo estudando para concurso, que tento desde os 17 anos. A situação nos últimos tempos é pior, porque a remuneração permaneceu igual, só que o preço de tudo aumentou. O que mais impacta é a alimentação, está muito cara", disse.


De acordo com o IBGE, a população desocupada recuou 15,6% frente ao trimestre anterior, ficando em 10,1 milhões de pessoas, enquanto o número de trabalhadores por conta própria, formais e informais, foi estimado em 25,7 milhões, o maior contingente para um trimestre encerrado em junho. Houve crescimento de 4,3% ante o mesmo período do ano passado.


Já entre os empregados sem carteira assinada no setor privado, o aumento foi de 6,8% frente ao último trimestre. O número de trabalhadores domésticos sem carteira cresceu 4,3% no período, o equivalente a 180 mil pessoas. Com a alta, essa categoria passou a ser formada por 4,4 milhões de trabalhadores.


De acordo com a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, o crescimento no número de informais está relacionado a algumas atividades do setor de serviços, que foi bastante impactado pelas medidas de isolamento social durante a pandemia. "Parte importante dos setor, como os serviços pessoais prestados às famílias, tem grande participação de trabalhadores informais e está influenciando essa reação da ocupação. Isso também tem ocorrido na construção, setor com parcela significativa de informais. Então, a informalidade tem um papel importante no crescimento da ocupação", explicou. Para continuar lendo, clique AQUI! (Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)



sábado, 30 de julho de 2022

Futebol | Em Surubim, observador técnico do Flamengo avalia garotos do sub 11, 13 e 15

A manhã dessa sexta-feira (29) foi de movimentação no Estádio Carlos Alberto de Oliveira, com a observação técnica de Silvio Eduardo, técnico associado à equipe de futebol Flamengo. 

A ação, da Escola de Futebol Tiago Silveira, contou com apoio e logística da Diretoria Municipal de Esportes e estava avaliando garotos do sub 11, 13 e 15 para descobrir possíveis talentos do futebol. Estiveram presentes atletas mirins não só de Surubim como de várias cidades da região.








Da ASCOM Surubim


Solidariedade: Vamos ajudar Elijane!

De ontem pra hoje, tenho recebido várias mensagens de amigos da jovem costureira Elijane Maria Barbosa. Ela sofreu um sério acidente doméstico e está precisando de ajuda financeira. Sou amigo no Facebook há algum tempo de Elijane, não a conheço pessoalmente, sei que é natural da comunidade da Chatinha, em Casinhas, e também apurei que é uma das melhores e mais produtivas funcionárias da PollyGriff, no Alto de Santa Luzia, em Surubim, onde reside atualmente.


Uma menina trabalhadora, de família, do bem, mãe do pequeno Davi, e que ficará impossibilitada de trabalhar por período indeterminado. Então, quem puder ajudar essa jovem mãe, sob a credibilidade do pedido especial do nosso blog, ajude! Envie sua contribuição para o PIX: 110.241.044-60 (Nubank), em nome de Elijane Maria Barbosa.


Do Mais Casinhas


Economia é assunto político mais debatido no Twitter desde o início do ano

crédito: Olivier DOULIERY/AFP

Entre 12 temas do debate político relacionados às eleições, analisados desde o início de 2022, a economia está no topo das menções de usuários do Twitter. Segundo o levantamento publicado nesta sexta-feira (29) pela rede social no perfil Moments Brasil, desde o início do ano até 26 de julho, economia é o assunto político que mais apareceu nas conversas de brasileiros, seguido por violência e educação, que completam o top 3.

 


Observando toda a conversa sobre eleições ao longo da última semana, entre 20 e 26 de julho, a última quarta-feira (20) teve a maior quantidade de tuítes. O dia foi marcado pelo início das convenções partidárias que confirmam as candidaturas de 2022.

foto: Twitter

São Paulo é o estado citado em mais tuítes sobre as eleições: 46,9% entre os que falam sobre uma
unidade federativa. Em seguida vêm Rio de Janeiro e Bahia. A fatia é maior do que a proporção populacional: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo tem 30% de todos os habitantes dentre os 10 estados avaliados.


Principais assuntos de cada estado:


São Paulo - Violência

Rio de Janeiro - Violência

Minas Gerais - Educação

Ceará - Economia

Pernambuco - Direitos Humanos

Bahia - Violência

Rio Grande do Sul - Direitos Humanos

Paraná - Corrupção

Amazonas - Direitos Humanos

Goiás - Saúde



Por: Rafaela Gonçalves - Correio Braziliense 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Coleta de dados do IBGE para o Censo 2022 começa em 1º de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começará a coletar dados para o Censo 2022 na próxima segunda-feira, 1º de agosto. A novidade deste ano é que os recenseadores contarão com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país.



De acordo com informações do IBGE, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários e tem como objetivo auxiliar a população a preencher o questionário via internet ou telefone. “Nossos agentes foram treinados e conhecem os conceitos melhor do que os moradores, podendo facilitar o preenchimento do questionário”, explica a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador.


 

O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. As informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.


A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800 721 8181 ou diretamente pelo site Respondendo ao IBGE. 


Preenchimento de questionário pela internet 

 

Pela segunda vez, o IBGE oferece à população a opção de preenchimento do questionário via internet, que pode ser ativada após uma visita inicial obrigatória do recenseador. A partir da visita, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.


Entrevistas pelo telefone 

 

O entrevistado poderá também participar do Censo pelo telefone, que também é uma das novidades de 2022. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder ao Censo por telefone, concedendo autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.


“Nós vamos mandar uma mensagem que chegará por SMS ou e-mail e o informante passará uma contrassenha que ele recebeu, que será a autorização para nossos agentes preencherem o questionário”, esclarece a coordenadora.



Por: Michelle Portela - Correio Braziliense - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estudante é preso em Vertentes com mil reais em notas falsas compradas em aplicativo

Foto: Delegacia de Polícia Federal em Itajaí

Um estudante de 18 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (28), na cidade de Vertentes, por estar com mil reais em notas falsas. As cédulas foram compradas por ele ao preço de R$ 300 em um aplicativo.

 

A quantia, distribuída em três notas de R$ 200 e quatro de R$ 100, chegou através de uma encomenda postal. Ao receber o pacote, ele foi surpreendido na sequência por agentes da Polícia Federal, que já estavam monitorando o caso.


O estudante, que não possui antecedentes criminais, foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Caruaru depois de receber voz de prisão. Caso seja condenado, poderá ficar detido por um período entre três e 12 anos, além de ter que pagar uma multa. O valor, no entanto, não foi informado.


Do Diario de Pernambuco

Programa Chapéu de Palha inicia pagamento para trabalhadores da cana-de-açúcar

Nesta sexta-feira (29), o Programa Chapéu de Palha inicia o pagamento da primeira parcela do benefício para os trabalhadores e trabalhadoras dos 54 municípios da zona canavieira de Pernambuco. No total, quatro parcelas serão pagas ainda este ano.


Nesta primeira etapa, os valores estão disponíveis para todos os 16.779 trabalhadores que tiveram o seu cadastro aprovado no período de inscrição.



“Para receber, basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou a uma casa lotérica e apresentar o Cartão Cidadão ou o Cartão do Bolsa Família. Quem não possui um desses dois documentos deve procurar uma agência da Caixa e apresentar RG e CPF”, explica a coordenadora do Programa, Maria de Oliveira.


O início do pagamento da segunda parcela para os trabalhadores e trabalhadoras da zona canavieira também já tem data definida: dia 9 de agosto. Nesta etapa, porém, é importante prestar atenção ao calendário que será divulgado no site da CEF (www.caixa.gov.br), já que o pagamento será feito de acordo com o calendário do NIS.



A terceira e quarta parcelas serão pagas nos meses de setembro e outubro, com data a ser divulgada.

A lista dos beneficiários aprovados está disponível para consulta no site www.seplag.pe.gov.br/49-projetos-especiais/286-consulta-pcp. Mais informações pelo telefone 0800.282.5158.


O Chapéu de Palha é uma política pública coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). Criado em 1988 pelo então governador Miguel Arraes, o Programa beneficia trabalhadores da cana-de-açúcar, da fruticultura irrigada e da pesca artesanal durante os períodos de entressafra ou defeso. 


Este ano, já começaram a receber o benefício as pessoas que trabalham na fruticultura irrigada. O pagamento da pesca artesanal terá início no dia 9 de agosto.



Por: Folha de Pernambuco -  Foto: Folha de Pernambuco/Arquivo


Cajuína São Geraldo chega com nova campanha no maior mercado de refrigerantes do Nordeste

Com o objetivo de expandir seu mercado de distribuição no varejo, a Cajuína São Geraldo chega até o maior público consumidor de refrigerantes na região Nordeste, a cidade de Recife, no Pernambuco, utilizando o slogan “O refri de Caju mais amado do mundo”.


O projeto desenvolvido pela agência It’s Nice da capital pernambucana atua em diversos canais, desde a mídia offline até os veículos de rádio e internet, com influenciadores das redes sociais, Recife Ordinário e Bode Gaiato, e também ações presenciais de marketing em supermercados.


A principal finalidade da campanha é fortalecer a presença de mercado no varejo, nas redes sociais na região e incluir ainda mais a Cajuína São Geraldo na rotina dos recifenses, que são referência quando o assunto é consumo de refrigerantes.


Cajuína São Geraldo


Com uma história de mais de 45 anos no mercado, a Cajuína São Geraldo é uma marca caririense que oferece refrigerantes com alto padrão de qualidade. Atuando em todos os estados do Nordeste, a Cajuína tornou-se referência cultural da região do Cariri, Sul do Ceará, sendo um local turístico que recebe visitantes e romeiros de todo o país.


A empresa, que leva o nome de um santo italiano, teve origem na década de 50, a partir de uma pequena fábrica de bebidas no centro de Juazeiro do Norte, e hoje se consolidou em um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega cerca de 400 pessoas direta e indiretamente.



Da ASCOM

Brasil cria quase 278 mil empregos formais em junho

O Brasil fechou o mês de junho com um saldo de 277.944 empregos formais (com carteira assinada), segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apresentado hoje (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O saldo de junho foi resultado de 1.898.876 de contratações e 1.620.932 desligamentos.


Já o estoque total de trabalhadores celetistas aumentou 0,67% em relação ao resultado de maio deste ano, passando de 41.729.858 para 42.0.13.146.


Na média nacional, os salários iniciais pagos a quem foi admitido em um novo emprego em maio foi de R$ 1.922,77. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 12,99 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 0,68%.


No acumulado do ano, foi registrado saldo de 1.334.791 empregos, decorrente de 11.633.347 admissões e de 10.298.556 desligamentos (com ajustes até junho de 2022).


Atividades

 

Os números mostram que, no mês de junho, os cinco grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 124.534 novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas (65.827 postos).


O Comércio fechou o mês com 47.176 novos postos, a Indústria geral criou 41.517 postos, concentrados especialmente na Indústria de transformação, que gerou 37.986 postos. Na sequência vêm o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que gerou 34.460 postos. A Construção fechou o mês com 30.257 novos postos.


Trabalho intermitente e em regime parcial

 

Em junho, o Novo Caged registrou 23.483 admissões e 16.093 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, gerando saldo de 7.390 empregos criados.


No mês, 5.640 estabelecimentos contratantes e 242 empregados celebraram mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente.


Em relação ao trabalho em regime de tempo parcial, foram registradas 19.040 admissões e 16.398 desligamentos, um saldo de 2.642 empregos. Foram registrados 8.773 estabelecimentos contratantes e 48 empregados celebraram mais de um contrato em regime de tempo parcial.


Regiões

 

Em junho, as 27 unidades federativas fecharam o mês com saldo positivo de empregos. Os destaques são: São Paulo, com 80.267 postos; Minas Gerais, com 31.092; e Rio de Janeiro, com 22.922 postos.


Os estados com menor saldo registrado foram o Amapá, que apresentou um saldo positivo de 869 postos; depois vêm Sergipe e Roraima que apresentaram saldo positivo de 848 postos e 529 postos, respectivamente.


Entre as regiões, a Sudeste fechou fevereiro com 137.228 novos postos. Na sequência vem o Nordeste, com 52.122 postos; Centro-Oeste, 34.263 postos; o Sul, com 31.774 postos; e a Região Norte, com 21.780 postos.


Por: Agência Brasil - Foto: Agência Brasília

Projeto permite saque do FGTS a trabalhador que pede demissão

Foto: Diário do Nordeste
O Projeto de Lei 1747/22 autoriza o trabalhador que pedir demissão a sacar os valores na sua conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O texto tramita na Câmara dos Deputados.



A proposta é do deputado Laercio Oliveira (PP-SE) e altera a lei que regulamenta o fundo (Lei 8.036/90).


Atualmente, o trabalhador que pede demissão não pode movimentar o saldo no FGTS. Os créditos são liberados apenas quando a rescisão se dá por iniciativa do empregador. Para Oliveira, a regra trata de forma desigual os dois polos da relação trabalhista (empregado e empregador).


“Não é justo que o trabalhador arque com o custo da rescisão. O empregado sem acesso imediato ao seu FGTS e sem o seguro-desemprego, que foram adquiridos com o exercício do seu trabalho, fica sem poder exercer um direito consolidado”, diz o deputado.


Além da demissão sem justa causa, a lei permite que o trabalhador movimente o saldo no FGTS em outras situações, como aposentadoria e pagamento de financiamento imobiliário.


Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).



 Por: Agência Câmara

Depois de gasolina, Petrobras reduz preços de querosene de aviação e asfalto

Depois da gasolina, a Petrobras anunciou na tarde desta quinta-feira (28) reduções nos preços médios de venda de Querosene de Aviação (QAV) e asfalto para as distribuidoras.


De acordo com a estatal, o QAV de aviação terá redução média de 2,6%. Haverá ainda retração de 5,7% nos preços médios de Gasolina de Aviação (GAV) e de 4,5% nos preços médios do asfalto para as distribuidoras.


Segundo a estatal, conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. O mesmo acontece com a GAV, desde 2016.


A Petrobras disse que comercializa o QAV e a GAV produzidos em suas refinarias ou importados apenas para as distribuidoras. "As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento", disse a companhia.



Por Agência O Globo - Foto: Divulgação

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Câmara de Vereadores de Surubim aprova reajuste do piso salarial dos ACESs e ACEs

Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Vereadores de Surubim aprovou por unanimidade o projeto de lei 15/2022, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste do piso salarial para os agentes comunitários de saúde e aos agentes comunitários de endemias. O salário do mês corrente já será pago com valor atualizado do piso, somado a uma parcela retroativa.



"A prevenção é parte essencial de um bom serviço público de saúde, e os agentes comunitários são parceiros fundamentais no trabalho diário da Prefeitura para cuidar da população. Com esse reajuste, a gestão municipal está cumprindo com o seu dever, de reconhecer o papel desses servidores na construção de uma Surubim melhor ", explicou a prefeita Ana Célia.


Da ASCOM

Secretaria de Educação e Cultura de Surubim lança concurso “Leitor da Gente”

Incentivar os hábitos de leitura das crianças e adolescentes é abrir portas para novas experiências e para um mundo mágico e cheio de luz na imaginação!


Na manhã desta quarta-feira(27), a Secretaria de Educação e Cultura lançou o “Leitor da Gente”, um concurso voltado para os alunos dos 5°s anos da Rede Municipal de Ensino. 


As etapas do Concurso serão realizadas nas próprias unidades de ensino, estimulando os alunos a ingressar no universo da leitura. As etapas serão comunicadas aos alunos e responsáveis dos participantes. 


Da ASCOM




Sesc Ler Surubim realiza atividades recreativas para crianças na Despedida das Férias

Projeto acontece nos dias 28 e 29 de julho, das 13h30 às 18h30. Inscrições na Central de Relacionamento da unidade

 

A poucos dias do retorno das aulas, o Sesc Ler Surubim promove uma série de atividades recreativas para crianças de 5 a 12 anos. É o projeto *Despedida das Férias*, que vai proporcionar duas tardes com muitas brincadeiras e diversão, nos dias 28 e 29 de julho, das 13h30 às 18h30. As inscrições custam R$ 40 (preço único) e podem ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc, que fica na Rua Frei Ibiapina, s/n, no bairro São José.

 

As crianças vão participar de oficinas recreativas, jogos gigantes, caça ao tesouro, gincana, Just Dance e sessões de cinema. Vai ter também banho de piscina. A cantina do Sesc vai estar aberta com a venda de lanches. “A ideia é que a garotada possa aproveitar os últimos dias das férias em atividades que vão contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da sociabilidade”, afirma Daniela Liano, instrutora de atividades de Recreação e Lazer do Sesc.   


 

Serviço: Projeto “Despedida das Férias”

Realização: Sesc Ler Surubim

Data: 28 e 29 de julho

Horário: das 13h30 às 18h30

Inscrições: Central de Relacionamento do Sesc (Rua Frei Ibiapina, s/n, São José)

Taxa: R$ 40 (preço único para todos os públicos)

Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99606-3665 (Whatsapp)



Da ASCOM

IPA realiza investimento de R$ 4,7 milhões em comemoração ao Dia do Agricultor

Em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado nesta quinta-feira (28), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) anunciou um investimento de R$ 4,7 milhões na execução do Programa Alimenta Brasil (PAB). A proposta, firmada com o Ministério da Cidadania, começou a ser executada em março deste ano.



Com o aporte, o IPA espera adquirir e doar às entidades beneficiadas mais de uma tonelada de produtos orgânicos, 18 toneladas de produtos processados, além de pescados e produtos convencionais. A ação contemplará 66 municípios e deverá beneficia mais de 100.000 pessoas em 11 regiões de desenvolvimento.



Até agora, o programa já atendeu 10 municípios que decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas que assolaram Pernambuco, principalmente na Zona da Mata. "São 1.458 agricultores fornecendo a 339 entidades, que atendem cerca de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar", destacou o presidente do IPA, José Bartolomeu Monteiro de Lima. 



Do Diario de Pernambuco - Foto: Divulgação/IPA

SUAPE voltará a exportar frutas

Com o resultado do arremate da APM Terminals, pertencente à Maersk, maior operador de contêineres do mundo, um investimento de até R$ 2,6 Bilhões está por vir, com novas rotas e a possibilidade de escoamento das frutas do Vale do São Francisco. 


A empresa APM Terminals apresentou uma proposta de R$ 455 Milhões, R$ 5 milhões acima do concorrente, para o arremate da área pertencente ao Estaleiro Atlântico Sul no Porto de SUAPE e aguarda apenas a aprovação da Juíza de Ipojuca, responsável pelo processo de RJ da EAS.


Com a declaração oficial como vencedora, a APM Terminals deverá anunciar um investimento de até R$ 2,6 Bilhões no novo terminal, que terá capacidade inicial de 400.000 TEUs, o que aumentará a capacidade do complexo portuário em 55% e trará mais concorrência ao mercado.


Uma vez que as licenças sejam emitidas, a empresa espera finalizar a construção em até 24 meses e começar a operar em 2025, quando a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução pelo Porto de SUAPE estiverem finalizadas, permitindo o acesso dos navios à área do TECON 2.


A vinda do maior armador do mundo, e instalação do HUB, vão colocar SUAPE em outro patamar. Nos últimos anos, SUAPE vinha perdendo protagonismo perante os portos de Pecém e Salvador, onde as frutas do Vale do São Francisco eram escoadas, mantendo-se como um porto de cabotagem.


SUAPE conta hoje com somente um terminal de contêineres num contrato criticado por ambas as partes e que torna o porto mais caro do Brasil, segundo a ANTAQ. Com o novo terminal, mais concorrência e possibilidades de trajetos de longo curso irão aumentar a competitividade.


A vinda da Maersk trará a abertura para rotas diretas e semanais com a Europa e a Ásia. É importante mencionar que a Maersk estabeleceu um protocolo de intenções, prevendo investimentos em modernização, navios de grande porte e a sustentabilidade da atividade portuária.


Os investimentos não podem parar por aí. A finalização da ferrovia Transnordestina precisa acontecer e o Arco Metropolitano precisa ser aprovado e ter suas obras iniciadas. A competitividade do porto irá prevalecer, também, por conta dos demais elos de sua cadeia logística. 




Fonte: JC Pernambuco

Surubim abre inscrições para Curso de Trilha

Já começaram as inscrições para o curso de Trilheiros em Surubim! A ação é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e o SENAR e oferece uma oportunidade única: um CURSO DE TRILHA, afim de formar profissionais capacitados para explorar os diversos atrativos naturais localizados nas zonas rurais do nosso município.


A iniciativa também visa incentivar a valorização dos pontos naturais, culturais e históricos, reconhecendo a identidade e importância para a melhoria dos serviços turísticos surubinenses.


O curso terá duração de três dias, do dia 15 ao dia 18 de agosto e as inscrições estão sendo feitas na sala das Diretorias de Turismo e Eventos, localizada na Prefeitura Municipal, das 9h às 13h.


Não perca essa chance, as vagas são limitadas!




Da ASCOM