Nesta primeira etapa, os valores estão disponíveis para todos os 16.779 trabalhadores que tiveram o seu cadastro aprovado no período de inscrição.
“Para receber, basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou a uma casa lotérica e apresentar o Cartão Cidadão ou o Cartão do Bolsa Família. Quem não possui um desses dois documentos deve procurar uma agência da Caixa e apresentar RG e CPF”, explica a coordenadora do Programa, Maria de Oliveira.
O início do pagamento da segunda parcela para os trabalhadores e trabalhadoras da zona canavieira também já tem data definida: dia 9 de agosto. Nesta etapa, porém, é importante prestar atenção ao calendário que será divulgado no site da CEF (www.caixa.gov.br), já que o pagamento será feito de acordo com o calendário do NIS.
A terceira e quarta parcelas serão pagas nos meses de setembro e outubro, com data a ser divulgada.
A lista dos beneficiários aprovados está disponível para consulta no site www.seplag.pe.gov.br/49-projetos-especiais/286-consulta-pcp. Mais informações pelo telefone 0800.282.5158.
O Chapéu de Palha é uma política pública coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). Criado em 1988 pelo então governador Miguel Arraes, o Programa beneficia trabalhadores da cana-de-açúcar, da fruticultura irrigada e da pesca artesanal durante os períodos de entressafra ou defeso.
Este ano, já começaram a receber o benefício as pessoas que trabalham na fruticultura irrigada. O pagamento da pesca artesanal terá início no dia 9 de agosto.
Por: Folha de Pernambuco - Foto: Folha de Pernambuco/Arquivo