Paralelamente a isso, o IPA atua no campo da pesquisa. São 87 projetos em desenvolvimento. Destes, 43 têm apenas técnicos do instituto à frente, enquanto 44 resultam de parceria com outras instituições, a exemplo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os projetos são voltados para as áreas de bovinos, caprinos e ovinos, culturas alimentares e de recursos e serviços ambientais e biotecnológicos, sendo a maior parte destinada ao melhoramento genético.
Segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Danusa Correia, tais iniciativas possibilitaram o aprimoramento para se obter novas cultivares, “elevando a rentabilidade dos atuais sistemas de produção, bem como viabilizaram a oferta de matrizes e reprodutores bovinos, caprinos e ovinos de alta qualidade genética”.
Ao todo, o IPA conta com 18 laboratórios. Destes, 15 ficam no Recife e três no interior. Eles atendem as demandas do próprio instituto, bem como a produtores, alunos de universidades e empresas.
A solenidade pelos 87 anos, a ser comandada pelo presidente Bartolomeu Monteiro, anos acontece nesta terça-feira, às 9h30, na sede do instituto, bairro do Bongi.
Do Diario de Pernambuco - Foto: IPA/Divulgação