Cerca de seis milhões de pernambucanos já foram recenseados desde 1⁰ de agosto, quando a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve início. Os dados atualizados foram divulgados nesta segunda-feira (3).
O número corresponde ao equivalente a 61,2% da população estimada, que reside em mais de dois milhões de domicílios já visitados.
De acordo com o IBGE, da população contada até esse domingo (2), 52,7% são mulheres e 47,3% são homens. Além disso, pouco mais de 63 mil pessoas se declararam indígenas e cerca de 50 mil pernambucanos se declararam quilombolas.
Em relação ao tipo de questionário, 89,3% dos domicílios responderam ao questionário básico, com 26 questões e 10,7% ao questionário ampliado, com 77 perguntas.
A maior parte dos questionários (99,6%) foi respondida de forma presencial, sendo que 3.035 domicílios optaram por responder pela internet e 4.973 por telefone. O tempo mediano de preenchimento tem sido de seis minutos para o questionário básico e de 16 minutos para o formato ampliado, informou o IBGE.
Cerca de 1,49% dos domicílios do estado se recusaram a responder o Censo 2022, menos do que o registrado no primeiro balanço da coleta, no fim de agosto (1,89%). Muitas dessas recusas têm se concentrado em bairros de classe média ta ou condomínios verticais.
Por Portal Folha de Pernambuco - Foto: Carlos Leonel/ Prefeitura de Aliança