Entre os motivos apontados pelos empresários para a necessidade de reforço no time, 65% deles destacam a preparação para a alta no movimento gerada por eventos como Copa do Mundo, Natal e Réveillon, além das confraternizações. Outros 19,2% afirmam que desejam contratar para suprir necessidades atuais da empresa. 13,5% apontam a abertura de novas filiais, outros 13,5% desejam lançar novos produtos e/ou serviços; e 9% querem renovar a equipe.
22% dos empresários entrevistados afirmam já ter contratados novos funcionários em setembro
Quase a totalidade dos estabelecimentos que pretendem contratar, 99% deles, encaram algum grau de dificuldade para encontrar profissionais para os cargos. O maior empecilho, segundo os ouvidos, é achar profissionais especializados como gerente (4,67 de dificuldade numa escala de 0 a 5), cozinheiro chef (4,30) e cozinheiro (4,20).
Entre as funções mais procuradas pelas casas que pretendem contratar, estão cargos como atendente ou cumim (56%), auxiliar de cozinha (54%), garçom (54%), cozinheiro (39%), cozinheiro chef (19%) e funcionário administrativo (19%).
Mais lucro e menos endividamento
Segundo a pesquisa, quase metade das empresas, 42% delas, tiveram lucro em agosto de 2022. 43% fecharam o mês em equilíbrio e apenas 14% ainda trabalham no prejuízo.
A inadimplência também voltou a cair. Dos 80% que estão no Simples Nacional, 34% disseram estar com parcelas em atraso. Número menor do que o apurado em agosto (35%), julho (53%) e junho (53%).
Do Diario de Pernambuco - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil