O volume de serviços em Pernambuco subiu 1,7% em agosto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (14). Foi o segundo mês consecutivo de alta.
Comparado a agosto de 2021, o setor de serviços no estado cresceu 13,8%, o quarto maior índice do país. No acumulado do ano, Pernambuco registrou alta de 12,7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço pernambucano foi de 12,3%.
As atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram a maior alta em agosto, de 22,8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (19,4%), ficaram na segunda posição, seguidos por Serviços prestados às famílias (11,3%), Outros serviços (4,1%) e Serviços de informação e comunicação (1,8%).
Serviços profissionais, administrativos e complementares também estão em primeiro lugar na variação acumulada do ano, com alta de 20,1%. Os Serviços prestados às famílias passaram para a segunda posição, ao subirem 19,9%. Em terceiro lugar, estão Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,7%), seguidos por Outros serviços (10%), que abrange a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos. Os Serviços de informação e comunicação ficaram próximos à estabilidade, com alta de 0,1%.
Por outro lado, no acumulado dos últimos 12 meses, os Serviços prestados às famílias ficaram na frente, com crescimento de 26,1%. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares estão em segundo lugar (17,8%). Em seguida aparece Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (14,4%), Outros serviços (4,4%) e Serviços de informação e comunicação (1,3%).
Atividades turísticas do estado também cresceu
O índice de volume de atividades turísticas teve alta de 0,8% em em agosto comparado ao mês anterior. No país, apenas Pernambuco, Minas Gerais (3,9%) e São Paulo (0,6%) cresceram.
Comparado ao mesmo período do ano passado, Pernambuco teve alta de 4% nas atividades turísticas. No entanto, o resultado foi o segundo mais baixo do país. Na variação acumulada do ano, o aumento para o estado foi de 24,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 29,9%.
Por Diario de Pernambuco - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil