Uma das principais lideranças do MDB na oposição à ditadura militar, o ex-deputado federal teve trajetória ligada a outros políticos gaúchos como Pedro Simon e Paulo Brossard. Na Câmara, Uequed foi autor do projeto de lei 991/1988, que gerou a lei que criou o Seguro-Desemprego, o abono salarial e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), base orçamentária para o FGTS.
Construiu sua vida pública em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, onde foi vereador entre 1969 e 1974 e deputado federal entre 1975 e 1994, sendo um dos fundadores do PSDB no final de década de 80.
De origem libanesa, teve atuação destacada em defesa das relações entre o Brasil e os países árabes. Uequed também foi professor, advogado e jornalista.
A Federação Árabe Palestina do Brasil lamentou a morte nas redes sociais e afirmou que o ex-deputado "abraçou, desde muito cedo, a Causa Palestina, defendendo-a inúmeras vezes no plenário da Câmara com discursos firmes e necessários."
Ele deixa a esposa Rosemary, com quem foi casado por 50 anos, os filhos Luciane, Jorge e Gisele e os netos Yasmin, Luísa, Jorge e Santiago.
Por Agência O Globo - Foto: Reprodução/ Instagram