Perfil: O professor Osvaldo, como era mais conhecido, nasceu em 25/09/1939, foi Irmão Marista, chegando inclusive a dirigir o Colégio Pio XII, de 1966 a 1969. Ainda em 1969, idealizou a bandeira de Surubim, que foi instituída como símbolo municipal pelo então prefeito Monsenhor Luiz Ferreira Lima.
De 1973 a 1977, foi vice-prefeito do município, na gestão de Dídimo Gonçalves Guerra, o Dr. Jadi e durante 30 dias, entre julho e agosto de 1974 assumiu como prefeito interino. Ao deixar a política, continuou exercendo o magistério. No final da década de 1980, apresentou o programa de notícias, Revista da Cidade, na Rádio Surubim AM.
Após se aposentar em 1996 como professor do Colégio Marista Pio XII, fundou o Movimento Champagnat da Família Marista de Surubim e a partir desta mobilização, idealizou e liderou a construção da Igreja de São Marcelino Champagnat, no Bairro São José, o primeiro templo no mundo a ser edificado após a canonização do religioso, em 1999. O santuário é semelhante ao da aldeia em que São Marcelino Champagnat nasceu, Rosey, zona rural de Marlhes, na França. A idéia surgiu na viagem que professor Osvaldo fez com a esposa à Europa para acompanhar a cerimônia de canonização, no Vaticano.
O velório será realizado na Capela do Colégio PIO XII, a partir das 8h, desta sexta-feira (6). Às 10h, haverá uma Missa de Corpo Presente e às 15h30, o cortejo sairá para o Cemitério São José, onde ocorrerá o sepultamento. A prefeita do município, Ana Célia Cabral de Farias, decretou luto oficial de três dias e emitiu uma nota de pesar.
No dia 06 de abril de 2019, Edvaldo Clemente foi fazer a entrega de uma bandeira ao seu idealizador em sua residência, Professor Osvaldo Leal, pois o mesmo decidiu instalar um mastro na calçada da sua casa para marcar o cinquentenário de criação do grande símbolo municipal de Surubim.