Sabe por que é importante cadastrar seu telefone no Alerta Celular? É que, quando se registra o IMEI (número de identificação do aparelho), a polícia pode encontrar seu telefone se ele for roubado, devolvendo-o para você.
Funciona assim: depois que você se cadastra, a SDS fica com os seus dados e os do celular registrados no sistema. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.
Mas, atenção: o Alerta Celular não é um sistema de rastreamento. Ele serve para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, recuperando os aparelhos cadastrados.
Para as polícias restituírem cada vez mais celulares, você precisa registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na Delegacia pela Internet e informar o IMEI. Cruzando as informações do BO e do Alerta Celular, fica mais fácil encontrar o seu telefone se ele estiver com algum suspeito de roubo, furto ou receptação.
VEJA O PASSO A PASSO PARA FAZER O CADASTRO DO CELULAR:
1 - Acesse o site www.sds.pe.gov.br (buscar a ferramente Alerta Celular, no painel de 'Destaque')
2 - Cadastre o IMEI do seu aparelho, digitando o código*#06#
3 - Caso o aparelho tenha sido subtraído, lembre-se de registrar um Boletim de Ocorrência, porque, a partir das informações e do Alerta Celular, a polícia poderá identificar o crime e chegar ao proprietário.