Para garantir maior segurança com a rede elétrica a distribuidora adotou algumas ações desde o último mês de setembro, quando foi iniciada a preparação para o Carnaval 2023. Entre as principais ações preventivas realizadas pela empresa, destaca-se a instalação ou substituição de mais de 310 religadores e 75 novos esquemas de self-healing. Esses recursos tecnológicos são acionados imediatamente sempre que existe uma interrupção no fornecimento, isolando o defeito e normalizando o abastecimento em poucos segundos.
Além disso, foram inspecionados mais de 12 mil quilômetros de rede e realizadas cerca de 100 mil podas na vegetação que se encontrava próxima aos fios. A Neoenergia promoveu a substituição ou melhoria em 1,2 mil equipamentos pertencentes às subestações que atendem os aproximadamente 60 municípios monitorados durante o período carnavalesco.
Mesmo com todo o esforço da distribuidora em dirimir as ameaças e manter um carnaval tranquilo, é também tarefa da população seguir as dicas de segurança para garantir a folia da época.
Segurança em casa
Além dos cuidados nos circuitos, para aqueles que passarão o feriado em casa, uma revisão na instalação elétrica de casa é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações. Outra dica importante da Neoenergia é aproveitar a revisão elétrica da residência para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, como por exemplo, as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%.
PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL:
- Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia;
- Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;
- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
- Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
- Não colocar enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;
- Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
- Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;
- Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;
- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia através do número 116.
Da ASCOM