Superando a média nacional, que ficou em 8,3%, o setor de serviços em Pernambuco encerrou o ano com alta de 11,2%. O resultado positivo foi divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
De acordo com o levantamento, o índice registrou avanço de 1,4% em dezembro do último ano, na comparação com o mês anterior. Já no comparativo entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2021, a alta foi de 6,8%, maior do que a média nacional que ficou em 6%.
Entre as cinco atividades de serviços abrangidas pela PMS, os serviços profissionais, administrativos e complementares aparecem como destaque em dezembro de 2022, com alta de 20,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os outros índices positivos ficaram com os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,7%) e serviços de informação e comunicação (5,8%).
Por outro lado, a categoria outros serviços, que engloba a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, teve a maior retração, de 17,3%. Já os serviços prestados às famílias, que incluem hotéis, bares, academias, salões de beleza e atividades de lazer em geral, caíram 2,2%.
No acumulado do ano, houve alta em todos os cinco segmentos pesquisados. Nesse período, os serviços profissionais, administrativos e complementares também estão em primeiro lugar (20,2%). Na sequência, estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,8%), serviços prestados às famílias (11,8%), outros serviços (3,8%) e serviços de informação e comunicação (1,4%).
Com relação ao volume das atividades turísticas no estado, índice que também é medido pelo IBGE, Pernambuco registrou um avanço de 16,1% no acumulado de 2022. No país, o avanço foi de 29,9%.
Por Diario de Pernambuco | Foto: Reprodução/Pexels