Por intermédio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a Sudene disponibiliozou R$ 395 mil para sete empreendimentos do Estado. O valor total será liberado em duas parcelas, após a assinatura do Termo de Outorga e 180 dias depois da primeira parcela.
Sete projetos foram comtemplados: “Aumentamos as Vendas e a Rotatividade de Clientes nas Cafeterias”; “Máquina Autônoma de Limpeza da Fachada”; “Catálogo Digital Faz Agilizar”; “APP Minha Escola”; “Bells: Um Aplicativo para Reabilitação de Paralisia Facial”; “GoTour: Um Jogo Digital com Realidade Aumentada para o Turismo”; e “CASCALHO Plataforma de Ensino de Gestão Financeira Inclusiva”. Estes foram selecionados pela Facepe e são considerados estratégicos para o desenvolvimento regional, além de estarem enquadrados nos referenciais aprovados pelo Conselho Deliberativo da Sudene.
Segundo o coordenador de Tecnologia e Inovação da Sudene, Manoel Barreiros, os valores são oriundos da parcela de 1,5% do retorno das operações de financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para o custeio das atividades de pesquisa. A ideia é contemplar todos os estados da área de atuação da Sudene. Já foram celebrados acordos de cooperação técnica (ACTs) com as entidades de amparo à pesquisa dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
De acordo com a assessoria da Ssudene, também já foram celebrados termos de outorga com 17 sociedades empresariais. A Sudene destinou recursos da ordem de R$ 502 mil para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Alagoas, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado.
Do Diario de Pernambuco | Foto: Reprodução/Pixabay