O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) celebra, neste mês de abril, seus 80 anos de atuação em Pernambuco. Fundada em 16 de abril de 1943, a instituição foi criada com o propósito de formar mão de obra qualificada para a indústria, sendo hoje referência, também, na oferta de serviços de tecnologia e inovação ao setor produtivo. Para comemorar a data, o SENAI Pernambuco promoveu, na quarta-feira (26), uma solenidade especial que reuniu empresários para celebrar a sua trajetória, a partir das 17h, na Casa da Indústria.
Entre as ações programadas para o dia 26, está a inauguração da sede do Observatório da Indústria - um centro de inteligência que atua para impulsionar o desenvolvimento da indústria na região a partir de informações estratégicas de estudos prospectivos e pesquisas. Também será anunciado um novo ecossistema que irá aprimorar a oferta de serviços de tecnologia e inovação para o setor produtivo. “No ano em que celebramos os dez anos do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), vamos expandir os nossos limites de atuação com o objetivo de oferecer ainda mais suporte para o desenvolvimento da indústria local”, comenta.
SENAI-PE EM NÚMEROS
No âmbito educacional, apenas nos seus últimos cinco anos de atuação, a instituição formou cerca de 340 mil pessoas para o mercado de trabalho pernambucano. Destas, mais de 178 mil foram realizadas dentro da política de gratuidade regimental. Atualmente, o SENAI-PE conta com dez escolas técnicas, localizadas na RMR, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, além de unidades móveis que reforçam a oferta de cursos profissionalizantes em mais de 25 áreas distintas.