Norte e Nordeste
A cervejaria vai abastecer o mercado de Pernambuco e todo Norte e Nordeste. A governadora Raquel Lyra (PSDB), a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, e representantes da companhia formalizaram o anúncio no Palácio do Campo das Princesas. Este investimento acontece em um momento de crescimento para a Heineken. O Brasil é o maior mercado do mundo na venda de Heineken, o dobro do segundo, que é os Estados Unidos. Já a Amstel, uma cerveja holandesa que foi lançada no Brasil em 2015, também já tem o maior mercado destes produtos no mundo.
“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. Melhor do que tudo é trabalhar com geração de oportunidade, com a pegada de sustentabilidade, da redução de carbono, da reutilização da água e da diminuição do consumo de energia”, disse a governadora.
A cerimônia foi acompanhada pelo deputado federal Mendonça Filho e por quatro deputados estaduais
Igarassu
A indústria está localizada em uma cidade estratégica no Estado - com disponibilidade de água de qualidade - e será abastecida com energia 100% renovável, incluindo a utilização de caldeiras de biomassa com reaproveitamento dos efluentes tratados, retroalimentando seu sistema energético. Por questões de competitividade e estratégia, a cervejaria não divulgou o volume de produção de Pernambuco. A empresa tem incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).
Pernambuco entre os cinco
“O mercado de cerveja é dividido em quatro grandes grupos, como cervejas econômicas, mainstream puro malte, premium e especial. Pernambuco está entre os cinco estados de maior consumo de cerveja premium (Heineken e Eisenbahn), próximo de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e entre os três de maior consumo de cerveja especial. No segmento de mainstream puro malte, a gente tem oportunidade muito grande no Estado e por isso está investindo nessa linha de produção”, disse o CEO do Grupo HEINEKEN, Maurício Giamellaro.
A Heineken tem 14 cervejarias no Brasil, uma em construção e outra em expansão.
"Nós estamos triplicando a produção dessa unidade cervejeira e vamos fazer aqui, basicamente, as marcas Amstel e Devassa”, acrescentou Maurício.
Expansão
Em Pernambuco, a cervejaria tem um centro de distribuição no Recife, duas unidades produtivas (uma também na capital). Com a expansão em Igarassu, a fábrica suprime uma demanda existente. “Nós estamos alocando parte do volume que a gente produz em outras cervejarias para essa (de Igarassu) por causa da geografia e qualidade da água. Essa cervejaria traz uma eficiência para o grupo que vale a pena produzir mais”, completou o CEO da Heineken.
Da Folha de Pernambuco | Foto: Paullo Almeida - Folha de Pernambuco