quinta-feira, 29 de junho de 2023

Cultura: Mestre Noé da Ciranda lança seu 9.° CD

Aos 70 anos, recém completados em 12 de maio, Noé da Ciranda não para de criar. Com a mente em constante ebulição e a disposição de um menino, continua compondo cirandas e gravando-as num entusiasmo de dar inveja. Noé acaba de lançar seu 9.° CD, com 14 músicas de autoria própria, que se somam à outras 117 já gravadas, também compostas por ele.


A obra batizada de “No terreiro da casa em que nasci”, segundo relata Noé, resgata estilos de ciranda que eram cantados pelos avós dele. Na residência em que nasceu, em Lagoa Queimada, zona rural de Surubim, eram realizadas animadas rodas de ciranda e de côco, sempre na época junina, nos dias de fogueira, que atraiam dezenas de pessoas de várias localidades da região. Essas manifestações culturais influenciaram de forma marcante Noé, que até hoje guarda na lembrança, momentos de quando tinha menos de cinco anos e  presenciava os eventos promovidos por sua família.”Eu nasci dentro da ciranda”, afirma.


Neste novo trabalho, Noé faz duas homenagens: ao cirandeiro João Limoeiro, um dos mais antigos em atividade no Estado e ao escritor Fernando Guerra, autor do livro “Memória das Vaquejadas de Surubim”.


“Deixa a gente sensibilizado receber um presente desses de Noé da Ciranda, um dos grandes artistas populares de Surubim, popular em toda a sua dimensão. Ele tanto faz um trabalho direcionado para o povão, quanto está intimamente integrado dentro dessa   atividade de fomento à cultura popular do nosso município”, declarou Fernando Guerra.


O CD “No terreiro da casa em que nasci”, tem distribuição gratuita e também está disponível na internet em plataformas como o Palco mp3. Para ouvir todas as músicas, clique aqui.


Do Correio do Agreste | Capa do novo CD de Noé da Ciranda (Foto: Reprodução/ Divulgação)