Com três dias de intensa programação, o treinamento oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para representantes da Agência do Trabalho de Pernambuco foi concluído nesta quinta-feira (20). O evento contou com a participação de servidores das 25 unidades da rede, administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE).
O amplo conteúdo ministrado teve como eixo o alinhamento, junto aos agentes, das diretrizes para a captação de vagas e o aperfeiçoamento do atendimento ao público. Para a secretária executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Cristiane Andrade, a iniciativa alcançou o objetivo inicial. “O treinamento foi muito rico. Houve um grande comprometimento de todos que participaram. Acreditamos que foi um esforço bastante válido, no sentido de favorecer a reestruturação das agências do trabalho que a gente vem desenvolvendo no estado. Eu tenho certeza de que vai fazer muita diferença na prestação de serviços à população e para o aumento no número de vagas de emprego disponíveis”, afirma a gestora.
Integrante da equipe à frente do programa, o Coordenador de Trabalho, Emprego e Renda do MTE, Farley Nunes, também ficou satisfeito com o resultado da jornada. “Sentimos que a nossa proposta foi acertada, dentro dessa modalidade de treinamento. Conseguimos agrupar pessoas de todo o estado em lugar, onde puderam expressar seus questionamentos e trocar experiências. Esse encontro foi fundamental para promover uma padronização de procedimentos”, observa o coordenador.
COMPROMISSO - Lembrando que Pernambuco foi selecionado pelo MTE para ser o primeiro estado do Brasil a receber o programa, Farley Nunes salienta o empenho da administração da SEDEPE diante dos avanços necessários. “A interação da Secretaria foi primordial para alcançarmos esse modelo de capacitação, que será levado para a rede do Sistema Nacional de Emprego (SINE) nas demais regiões do país”, destaca ele.
Uma das conquistas para o sucesso da capacitação foi a realização no formato presencial, com representantes da Agência do Trabalho de todas as regiões de Pernambuco reunidos na capital. A supervisora da unidade localizada no Cabo de Santo Agostinho (RMR), Tereza Farias, comemorou o encontro: “quanto mais aprendemos e temos acesso a novas ferramentas, melhor podemos direcionar o nosso público para que mais pessoas voltem ao mercado de trabalho”.
Da ASCOM