sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Estação de TV Digital deve entrar no ar em Surubim no dia 10/08

A empresa Seja Digital responsável por acelerar a adoção do sinal digital de TV em todo o país, informou que esse tipo de transmissão deve estar disponível para a população de Surubim a partir do próximo dia 10/08. Nas cidades do interior, estão sendo instaladas estações repetidoras do sinal de TV Digital. Em Surubim, a estação é localizada na Rodovia PE-90, pouco depois da entrada do bairro da Chã do Marinheiro, ao lado do prédio da Cercal e embora esteja praticamente pronta para funcionar, ainda não entrou no ar.



Segundo o setor de infraestrutura da Seja Digital, serão transmitidos a partir desta estação, 15 canais: TV Brasil, TV Brasil 2, Canal Educação, Canal Saúde, TV Câmara, TV ALEPE,  TV Senado, Rádio Câmara, TV A Crítica (RedeTV!), TV Guararapes (Record TV), TV Asa Branca (Globo), Rede 21, TV Pernambuco (TV Cultura / TV Brasil), Rede Brasil e Boa Vontade TV. A expectativa é que na primeira etapa, oito canais entrem no ar de imediato.


Na sexta-feira (28/07), terminou a entrega dos kits de equipamentos para que os moradores inscritos no CadUnico do governo federal, possam sintonizar o sinal TV Digital. Os interessados fizeram a solicitação do material até o começo de julho.


A chegada da TV Digital vai ampliar a oferta do conteúdo de emissoras estaduais na cidade, com a implantação do sinal das TVs Guararapes, ALEPE (da Assembléia Legislativa) e Pernambuco. Atualmente, apenas a TV Asa Branca possui repetidora de sinal no município. Anos atrás, Surubim chegou a dispor de repetidora de sinal de outras emissoras do Estado como a TV Tribuna (afiliada da Band) e a TV Pernambuco, além da programação da Globo. A desativação da repetidora, que era mantida pela Prefeitura, após ordem judicial para desocupar o terreno da antiga garagem no trevo rodoviário, fez com que apenas a TV Asa Branca, ficasse no ar, porque firmou contrato com a Integração FM para transmitir seu sinal a partir da torre da rádio.


De acordo com calendário definido pelo Governo Federal, o sinal de TV Analógico deve ser desligado em todo o país até o final deste ano.


Do Correio do Agreste | Foto: Alan Lucena