O 27.º Festival de Violeiros de Surubim que se realizou nesta quarta-feira, seis de setembro, confirmou sua grande importância estadual e nordestina ao reunir na Avenida João Batista, conforme estimativas, um público superior a mil pessoas. Comitivas de municípios vizinhos como Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Frei Miguelinho, Casinhas, Riacho das Almas, Cumaru, Taquaritinga, de localidades mais distantes como Machados e Carpina e até mesmo de Santa Cecília e Umbuzeiro na Paraíba, se fizeram presentes nessa grande festa da cultura popular. Aplaudiram motes e temas cantados pelos grandes repentistas presentes ao encontro, sugeridos por Nêgo do Manduri, Rogério Menezes e Ésio Rafael.
Foram seis duplas de violeiros de Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte selecionados entre os maiores repentistas do Nordeste. Completaram o elenco os emboladores Condor da Paraíba e Vém Vém de Feira Nova e os declamadores Raudênio Lima e Espingarda do Cordel, que também formaram a Comissão Julgadora do evento. O apresentador foi Rogério Menezes que faria dobradinha com Felisardo Moura, este, entretanto, por problemas de saúde, ficou impedido de comparecer.
Já por volta da meia noite foram anunciados os grandes vencedores do Festival. A dupla campeã foi João Lourenço e Hipólito Moura. Em segundo lugar ficaram Ivanildo Vilanova e Raulino Silva, em terceiro Severino Dionísio e Raimundo Caetano. No quarto lugar ficaram Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, no quinto Sebastião Dias e Gilmar de Oliveira, e no sexto Edvaldo Zuzu e Luciano Leonel.
No palco encontrava-se a prefeita de Surubim, Ana Célia, o prefeito de Vertente do Lério, Renato Sales, a vice-prefeita de Santa Maria do Cambucá, Auxiliadora Pereira, o ex-prefeito de Surubim Antônio Barros, a vereadora do município Ivete Ramos que igualmente é a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim, o presidente da Câmara Luciano Medeiros Filho e o vereador Naílton do Jucá entre outros.
Do Correio do Agreste | Fotos: ASCOM Surubim