terça-feira, 7 de novembro de 2023

Após sucessivos adiamentos, TV Digital entra no ar em Surubim

Depois de pelo menos oito anúncios de datas que não foram cumpridos, a estação de TV Digital finalmente entrou no ar em Surubim. Desde a última sexta-feira (3), cinco canais, dos 15 divulgados estão no ar com imagem. São eles: TV Brasil – canal 2.1; TV Asa Branca/TV Globo – canal 8.1; TV Pernambuco/ TV Cultura / TV Brasil – canal 12.1; TV A Crítica/RedeTV! – canal 34.1 e TV Guararapes/Record TV – canal 42.1. Estão com sinal ativado, mas sem imagem, os canais: 22.1 (RBCTV); 32.1 (Rede 21) e 41.1 (TV Boa Vontade).


A instalação foi realizada pela empresa Sejal Digital, responsável pela implantação do sinal digital de TV no país. Em todas as cidades, é firmada uma parceria com as Prefeituras, que cedem um terreno para instalação da torre e dos equipamentos fornecidos pelo Governo Federal. Em Surubim, a estação é localizada na Rodovia PE-90, pouco depois da entrada do bairro da Chã do Marinheiro, ao lado do prédio da Cercal.


A previsão inicial era que o sinal digital entrasse no ar em julho. Na ocasião, foi anunciado que a cidade seria atendida pelos canais: TV Brasil, TV Brasil 2, Canal Educação, Canal Saúde, TV Câmara, TV ALEPE, TV Senado, Rádio Câmara, TV A Crítica (RedeTV!), TV Guararapes (Record TV), TV Asa Branca (Globo), Rede 21, TV Pernambuco (TV Cultura / TV Brasil), Rede Brasil e Boa Vontade TV. A expectativa era que nessa primeira etapa, oito canais entrassem no ar de imediato.


No dia 28 de julho, terminou a entrega dos kits de equipamentos para que os moradores inscritos no CadUnico do governo federal, possam sintonizar o sinal TV Digital.


A chegada da TV Digital amplia a oferta do conteúdo de emissoras estaduais na cidade, com a implantação do sinal das TVs Guararapes e Pernambuco. Atualmente, apenas a TV Asa Branca possui repetidora de sinal no município. Anos atrás, Surubim chegou a dispor de repetidora de sinal de outras emissoras do Estado como a TV Tribuna (afiliada da Band) e a TV Pernambuco, além da programação da Globo. A desativação da repetidora, que era mantida pela Prefeitura, após ordem judicial para desocupar o terreno da antiga garagem no trevo rodoviário, fez com que apenas a TV Asa Branca, ficasse no ar, porque firmou contrato com a Integração FM para transmitir seu sinal a partir da torre da rádio.


De acordo com calendário definido pelo Governo Federal, o sinal de TV Analógico deve ser desligado em todo o país até o final deste ano.


Do Correio do Agreste | Foto: Alan Lucena