quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Pernambuco anuncia novo plano de mudança econômico-ecológica na COP28

É o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, o PerMeie, que foi lançado em Dubai, durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). A política pública define sete pilares, que a partir de agora passam a nortear toda a economia do estado.  


Cada pilar está sustentado em um pacote de ações que serão desenvolvidas por todo o governo estadual, redirecionando Pernambuco para um desenvolvimento inclusivo, enquanto recupera e protege o meio ambiente.


Entre as práticas previstas estão desde soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação; passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar; o fortalecimento da economia circular; e criação de rede de reflorestamento. Todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social. Elas serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos, mas algumas já estão em curso por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE).


Da ASCOM