A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança nesta quarta (1º) a Operação Finados em todo o estado.
Um dos focos da ação serão os motociclistas, que têm ganhado destaque nas estatísticas de acidentes de trânsito no estado.
De janeiro a setembro deste ano, a PRF atendeu 1.140 acidentes com envolvimento de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
No total, 1.307 pessoas ficaram feridas e 108 morreram. Em todo o ano de 2022, as estatísticas mostram a ocorrência de 1.330 sinistros, que resultaram em 1.476 feridos e 129 mortes.
Ainda de acordo com o levantamento, as motos costumam se envolver mais em colisões traseiras (294), colisões laterais (213) e colisões transversais (171).
Além disso, a BR-101 (311), a BR-232 (291) e a BR-428 (83) têm figurado entre os trechos em que os sinistros envolvendo motocicletas são mais frequentes.
Embora os motociclistas mereçam atenção da PRF pela vulnerabilidade de estar sobre duas rodas, o trabalho neste feriadão busca garantir a segurança e mobilidade de todos.
Assim o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a adoção dos dispositivos de retenção para crianças, condutas arriscadas como o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e a embriaguez ao volante também estarão no foco da fiscalização.
Operação
Até o domingo (5), serão intensificadas as ações de fiscalização, educação para o trânsito e segurança viária.
O feriado deve atrair muitas famílias ao litoral do estado e aumentar o fluxo de veículos na BR 101 Norte e Sul. As BRs 232, 104, 407 e 428, que levam ao Agreste e Sertão, também devem apresentar um trânsito mais intenso nesse período.
Nas abordagens, a PRF pretende observar se os condutores respeitam cuidados básicos de segurança que preservam vidas.
A corporação aposta ainda no emprego reforçado do Grupo de motociclismo Tático. Quem passou pelas BRs que cortam a Região Metropolitana do Recife, nos últimos dias, verificou a presença das equipes de motopatrulhamento em pontos estratégicos.
Dicas de segurança
Faça uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Verifique pneus, freios, faróis, nível do óleo e do combustível;
Confira a validade da sua documentação. Em novembro, começa a ser cobrado o licenciamento 2023 dos veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5;
Descanse bem antes de dirigir e evite o consumo de bebida alcoólica na noite anterior à viagem;
Procure viajar durante o dia e e fora dos horários de pico;
Só ultrapasse em locais permitidos e com segurança;
Em caso de emergência em rodovia federal, ligue 191.
Do Diario de Pernambuco | Foto: PRF/Divulgação