Os candidatos que enfrentaram dificuldades em concluir o processo de formação para condução de veículos automotores e elétricos ganharam prorrogação de 12 meses para concluir o processo.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável pela mudança, a alteração deve ajudar cerca de 2 milhões de brasileiros que estão com dificuldades para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Agora, os candidatos têm até 31 de dezembro de 2024 para concluírem os processos de condutor nas categorias desejadas, que englobam múltiplas fases, como exames médicos, aulas práticas e teóricas, finalizando nas provas teóricas e práticas junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.
Exame psicológico – serve para avaliar a aptidão física e mental para dirigir, assim como a capacidade para compreender e respeitar as leis de trânsito.
Curso teórico – obrigatório para todos os candidatos que querem tirar a CNH, o curso tem duração mínima de 45 horas-aula e aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente.
Prova teórica – Composta por 30 questões de múltipla escolha, o candidato precisa acertar pelo menos 21 questões para ser aprovado.
Aulas práticas – Também obrigatórias, as aulas são realizadas por um instrutor credenciado que ensina a prática da direção e manobras como garagem, baliza e rampa.
Prova prática – Exame é realizado em um circuito fechado, onde o candidato precisa cumprir etapas para ser aprovado.
Emissão da CNH – Após ser aprovado na prova prática, o candidato recebe a CNH em alguns dias úteis.
Por Marta Souza | Foto: Divulgação/Detran-PE