Caruaru vai sediar um evento para elaborar ações e gerar soluções para alavancar a economia do Agreste pernambucano. O Seminário Pernambuco em Desenvolvimento é uma realização da empresa de Pesquisa e Consultoria Exatta, com o apoio da Prefeitura Municipal e acontece na próxima segunda-feira (25), a partir das 9h, no auditório da FIEPE. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas no no formulário.Foto: Divulgação
O encontro vai reunir políticos, empresários dos setores do comércio, da indústria e dos serviços e economistas. Entre os convidados, estará presente o ex-deputado Raul Henry, que vai apresentar um diagnóstico geral sobre a educação no Brasil e apontar soluções para o desenvovimento do setor. "Eu vejo com muita alegria que setores organizados da sociedade queiram discutir o tema da educação, entidades com representatividade no meio empresarial e na sociedade de uma maneira geral, queiram discutir esse tema, porque ele é fundamental para o futuro do Brasil e a nossa realidade não nos dá nenhuma razão para comemorar. Nós temos muito mais pela frente como desafio, do que aquilo que já construímos", disse.
A programação do Seminário contará com apresentações de pesquisas nas áreas de Economia, Educação Infraestrutura e Saúde. Estarão presentes no encontro as empresas Copergás e a Baterias Moura. Além de Raul Henry, também farão parte das palestras, a superintendente Geral do IMIP, Tereza Campos, para falar sobre a área de saúde e o engenheiro civil e professor, Mauricio Pina, que vai expor informações sobre infraestrutura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcanti, destacou que o debate sobre a infraestrutura em Caruaru será importante na abertura de caminhos para fazer com que o município tenha ainda mais destaque a nível nacional "A gente já está aí com o segundo melhor município de interior do Nordeste para se investir, mas queremos avançar com relação a isso. Então esse evento vai ser fundamental para que os empresários comecem a enxergar o que é que tá acontecendo aqui na cidade", comentou o secretário, com informações do ranking de competitividade dos municípios, pesquisa realizada pela Lide (Grupo de Líderes Empresariais).
O projeto Pernambuco em Desenvolvimento tem como ponto de partida dois estudos realizados pela consultoria Exatta, uma pesquisa quantitativa junto à população e uma releitura de fontes documentais para coleta de dados produzidos por instituições governamentais e acadêmicas.
Os levantamentos pontuaram os maiores problemas e as principais oportunidades na visão das instituições técnicas e da população. "Todos os dados são apresentados aos palestrantes que, a partir deles, e com suas próprias ideias e conhecimentos, farão intervenções no debate, que será muito enriquecedor”, explica Tonico Araújo, dirigente da Exatta e coordenador técnico do evento.
Até o momento já foram realizadas duas edições do Seminário, a primeira focada na Região Metropolitana aconteceu em 25 de setembro de 2023, no auditório da Sudene. Já a segunda, na Zona da Mata, aconteceu no auditório da Unifacol, em Vitória de Santo Antão, em 27 de novembro.
A pesquisa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de 800 entrevistas com amostragem representativa da população de cada uma das mesorregiões do Estado. A expectativa é que, no final da série, todos os dados sejam reunidos em um documento que deverá fornecer um mapeamento dos rumos que poderão gerar desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população em Pernambuco.
Serviço
Seminário Pernambuco em Desenvolvimento - Região Agreste
Local: Auditorio da FIEPE, em Caruaru.
Quando: 25/03 (Segunda-feira)
Horario: 9h.
Do Diario de Pernambuco