quarta-feira, 10 de abril de 2024

Em pouco mais de um mês, dobra o volume da barragem de Jucazinho

O nível da barragem de Jucazinho continua aumentando, reflexo das chuvas caídas na região no começo do mês. No dia de publicação desta matéria (10/4), o reservatório estava com 13,70% da capacidade, o que representa 28.051.662 m³ acumulados. O menor volume do manancial registrado este ano foi em 28 de fevereiro quando o nível chegou a 6,93% ou 14.190.000 m³. Desse período até agora, foram quase 7% de recarga.


Normalmente, quando chove forte na região situada a Oeste do Agreste Setentrional, a água escoa por vários dias até chegar à barragem, é o que vem acontecendo, embora em menor intensidade, já que as últimas precipitações ocorreram bem no início de abril. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Agência Nacional de Águas (ANA).


Considerando que o reservatório tem uma queda anual de volume em torno de 5% e pode ter água retirada até 0,2%, que é o limite máximo do chamado “volume morto”, o acumulado até o momento garante abastecimento para um período superior a 12 meses, segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento).


Do Correio do Agreste | Foto: Lulu/ Surubim News