A pesquisa, realizada entre os dias 24 e 27 de maio, com 71 empresários dos setores de bens, serviços e turismo do estado, teve como objetivo captar as percepções e expectativas dos comerciantes em relação às estratégias adotadas, desempenho de vendas, desafios e oportunidades enfrentados durante as datas comemorativas. Segundo os dados obtidos, os empresários utilizarão, principalmente, internet e redes sociais para concretizar as vendas.
Cerca de 71% dos empresários ouvidos destacaram o uso da internet para atrair os consumidores, seguidos por promoções e descontos (19,7%), publicidade de rua (6,1%) e sorteios e brindes (3%).
As principais justificativas para o otimismo apontado pelos empresários foram: estratégias de vendas, bom momento sazonal que as datas representam e investimentos em estruturas físicas para melhores atendimentos.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec/CNC) também apresentou uma visão otimista, com 53,9% dos entrevistados apontando mudanças positivas nas condições atuais da empresa. Esse otimismo é reforçado pela boa expectativa para a economia brasileira, com 71,5% dos empresários prevendo uma melhora nos próximos meses. Além disso, a perspectiva para o setor do comércio também é animadora, com 79% dos empresários prevendo o crescimento no segmento.
Essa confiança dos empresários se reflete em suas projeções para as vendas no Dia dos Namorados e no São João 2024. Diante do período, cerca de 41,8% dos empresários esperam uma variação média entre 1% e 10% no volume de vendas. Ainda mais otimistas, 17% acreditam em um aumento entre 15% e 30% nas vendas em comparação com o ano anterior.
“As festividades do Dia dos Namorados e São João é uma oportunidade para os empresários alavancarem seus negócios. E para conseguirem aproveitar ao máximo essas datas é importante criar um planejamento e a adotar práticas de marketing para aumentar ainda mais as vendas. Investir em campanhas publicitárias para apresentar seus produtos e serviços e utilizar as redes sociais para criar conteúdos atrativos são algumas dicas importantes. Fazer um planejamento do estoque, oferecer opções variadas de pagamento e investir em promoções e descontos são outras ferramentas relevantes. O otimismo, também refletido pelos dados da CNC, sugere que essa tendência pode se estender além das datas comemorativas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto.
Do Diario de Pernambuco | Foto: Priscilla Melo/ DP Foto