domingo, 16 de junho de 2024

Em Surubim choveu quase 90 mm nas últimas 72h, diz Apac

O portal de monitoramento das chuvas em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informa que na últimas 72h, choveu 88,73 mm em Surubim, uma quantidade considerável de chuva já que a média climatológica para junho é de 98,5 mm. Portanto, em três dias, choveu 90% do que era esperado para o mês inteiro. Quando se soma esse volume com as chuvas que vem ocorrendo desde o começo do mês, a média já foi ultrapassada, mesmo faltando 14 dias ainda para o final de junho. Uma realidade totalmente diferente de maio passado, período em que se esperava uma média de 93,20 mm mas só choveu 41,2 mm, menos da metade do normal (44,1%).

Em junho, tem chovido praticamente todos os dias no município. As chuvas mais intensas começaram na noite da quinta-feira (13) e permaneceram até a noite deste sábado (15). Ainda segundo a Apac, nas últimas 48h o acumulado foi de 75,52 mm, sendo 25,8 mm só ontem.


Apesar dessa quantidade de chuva, não foram registrados danos na cidade, inclusive nas áreas mais baixas, como o bairro Bela Vista, não há relatos de transtornos causados pelo temporal.


Barragem de Jucazinho


Pelo menos até a medição realizada neste sábado (15), as chuvas caídas na região não aumentaram o nível da barragem de Jucazinho, que estava com 12,72% de sua capacidade. O reservatório acumula atualmente 26,06 milhões de m3. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).


Segundo a Apac, nas últimas 72h choveu forte em cidades nas quais as águas escoam para a barragem, a exemplo de Toritama (50,72 mm), Frei Miguelinho (47,85 mm) e Riacho das Almas (43,85 mm).


Em outros municípios da região que são banhados pelo Rio Capibaribe, como Vertentes, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e Brejo da Madre de Deus, também choveu de forma intensa, mas até a publicação desta matéria não havia informações sobre o acumulado de chuvas.



Do Correio do Agreste  | Foto: Lulu/ Surubim News