De família humilde, Dr. Alex era natural de Bom Jardim, foi criado no Sítio Jurema, na zona rural do município. Passou fome, trabalhou descarregando caminhões enquanto estudava Direito e conseguiu se formar em 2013, pela Faculdade Metropolitana do Grande Recife.
Chega a Surubim no final de 2015 e no ano seguinte se candidata a vereador pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) do qual chegou a ser presidente municipal. Em 2020, foi candidato a prefeito pela mesma sigla, se desfilando em 2021. Mas além da atuação na política, Dr. Alex se tornou conhecido pela defesa de causas de interesse público, como o tombamento da fachada da antiga Usina Farias e a mobilização junto ao Procon para impedir a cobrança de preços abusivos na Vaquejada. Foi o advogado da ação popular que impediu o aumento de até 60% no salário dos cargos de prefeito, vice, secretários municipais e vereadores. Também sugeriu projetos de lei a exemplo do que cria a “Medalha de Reconhecimento e Mérito Dr. Evandro Cavalcanti” e o que proíbe a contratação e homenagens a agressores condenados nos termos da Lei Maria da Penha.
Era Pós-graduado em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo, Previdenciário e Tributário pela Associação Caruaruense de Ensino Superior – ASCES (2020). Foi presidente da Comissão de Relação de Consumo da Subsecção da OAB-Surubim (2017); Assessor Jurídico dos Conselhos de Direito do Município de Surubim (2017). Conselheiro Fiscal do Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ (2016). Membro Cofundador da Confraria Jurídica de Surubim (2017). Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB Surubim (2019). Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Surubim – COMDEMAS (2021) e também palestrante na área de Direito e Direito Sociais. Atuava na área de Direito Público, do Consumidor, Penal, de Família e Sucessões, Trabalhista e Administrativo.
A prefeita de Surubim Ana Célia e a OAB Surubim emitiram nota de pesar pelo falecimento de Dr. Alex Fernando. Até a publicação deste texto, a família não havia divulgado informações sobre local de velório e horário de sepultamento. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de onde deve ser liberado neste domingo (2).
Do CORREIO DO AGRESTE