segunda-feira, 22 de julho de 2024

45.ª Exposição de Animais de Surubim será em agosto

A mais antiga exposição de animais do interior pernambucano tem sua abertura confirmada para o dia 21 de agosto vindouro. Realizada pela Sociedade dos Criadores de Surubim, com as parcerias do governo estadual, prefeitura e União Nordestina da Agropecuária (UNA), terá seu encerramento no domingo 25 desse mês.


Já em sua 45.ª versão, a mostra pecuária de Surubim contará este ano com um número bem maior de animais, tendo em vista o rankeamento das raças Nelore e Gir. Encontram-se inscritos cerca de 220 bovinos provenientes dos estados do Maranhão, Paraíba, Alagoas e Pernambuco, das raças Nelore, Gir, Guzerá, Sindi, Holandesa, Girolanda, Jersey e Curraleiro-Pé-Duro.


Sobre o Curraleiro-Pé-Duro, embora apenas um animal esteja inscrito, sua presença em Surubim é um feito de importância histórica pois nos reporta aos animais que existiam pelo Nordeste do Brasil antes do século XX. Essa raça foi selecionada pela EMBRAPA a partir de bovinos resgatados sobretudo pelos sertões do Piauí. O boi Surubim pertencente ao fazendeiro Lourenço Ramos da Costa que deu o nome à nossa cidade, pertencia aos animais dessa linhagem.


Quanto aos equinos, com poucas baias disponíveis, confirmaram presença cavalos quarto de milha e pôneis.


Um segmento ativado na exposição do ano passado foi o de caprinos e ovinos. Devido ao sucesso do setor, com animais de alta qualidade genética, quase todos de nossa região, previa-se um investimento maior na construção de novas baias, o que não foi possível. Essa é uma promessa para as exposições futuras conforme explicou o presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim, o pecuarista Fernando Guerra.


Do Correio do Agreste