O evento foi uma iniciativa conjunta da Escola de Contas e o Sebrae-PE com o objetivo de conscientizar os pequenos empreendedores sobre as oportunidades de negócios oferecidas pelas compras governamentais.
Vieira apresentou dados que mostram o potencial de expansão desse tipo de contratação, os benefícios do microempreendedor nas contratações com a administração pública, e informações sobre o Portal Nacional das Contratações Públicas.
De acordo com os dados do Banco Mundial, apenas 25% das compras públicas são firmadas com pequenos empreendedores. Isso se deve, em grande parte, à falta de conhecimento sobre os editais disponibilizados e sobre os requisitos necessários para participar das disputas
"Essa foi uma ação educacional que iniciamos em formato piloto para esse público específico. A contratação de pequenos empreendedores pelas administrações públicas é uma política pública que precisa ser incentivada", ressaltou Adriana Dubeux, gerente de Ações Educacionais para o Controle Social e Cidadania (GECS) da Escola de Contas, também presente ao evento.
Ela citou que o TCE-PE publicou, no último dia 23, uma resolução (250/2024) com orientações sobre a implantação de políticas públicas de apoio às pequenas empresas, e ao desenvolvimento da economia local.
Os municípios de Canhotinho e Garanhuns são os próximos a receber a palestra, após as eleições, em data a ser definida. As inscrições serão realizadas no site do Sebrae.
Do TCE-PE