Dados do Caged mostram que, apenas no primeiro semestre deste ano, os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 22 mil empregos formais em Pernambuco. Inclusive, de acordo com dados do Sebrae, RFB, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ministério do Trabalho (Caged), 91% das empresas brasileiras são pequenos negócios, representando 80,9% dos empregos formais e 29,5% do PIB nacional.
Por meio do material, o Sebrae aponta propostas que envolvem diversas categorias como: cooperativismo e crédito, empreendedorismo feminisno e diversidade, microempreendedor individual (MEI), inovação, entre outras.
O Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra destaca que os candidatos interessados em discutir ações de empreendedorismo para seus planos de governo podem contar com o suporte da instituição nessa jornada. “Nós temos certeza de que podemos trabalhar juntos pelo desenvolvimento das nossas comunidades por meio de parcerias com o poder público. Conseguimos perceber excelentes resultados, em todas as regiões de desenvolvimento do estado, que surgiram a partir dessa atuação conjunta”, afirma.
Como acessar o guia?
O guia “Eleições 2024: Candidato parceiro do pequeno negócio” está estruturado em 65 pautas que podem ser incorporadas aos planos de governo, com o objetivo de impulsionar pequenos negócios locais. As propostas estão divididas por áreas. No campo das compras governamentais, por exemplo, uma das ideias é a priorização dos pequenos negócios locais e regionais nas compras do município. O material está disponível para download no portal do Sebrae/PE.
Prêmio Prefeitura Empreendedora
Como forma de incentivar as prefeituras em todo o Brasil, o Sebrae realiza o Prêmio Prefeitura Empreendedora. Com a iniciativa, a entidade fomenta o ambiente de negócios e o empreendedorismo regional apoiando projetos de soluções inovadoras de prefeituras, que podem servir como inspiração para outros municípios.
A gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, Priscila Lapa, explica que as inscrições acontecem a cada dois anos e duram cerca de cinco meses. As prefeituras habilitadas recebem visitas técnicas e passam por um processo de seleção. Ao final, passam por julgamento, e no ano seguinte, concorrem à premiação que acontece nas etapas estadual e nacional.
“O espírito do prêmio é reconhecer as iniciativas que promovem de fato a melhoria no ambiente de negócio, o fomento ao empreendedorismo e as ações voltadas para o pequeno negócio local”, explica Priscila.
Ainda de acordo com a gerente, boa parte dos projetos que concorrem de alguma forma já receberam algum tipo de incentivo do Sebrae, como aporte de consultoria. Porém, em vários casos o Sebrae não é o parceiro mais importante. “O prêmio acaba sendo parte de um ciclo maior, porque a gente atua no município propondo ações e o prêmio é só um reconhecimento. Depois dele, fazemos uma devolutiva nos municípios para apresentar quais são os pontos de melhoria dos projetos e identificar onde o Sebrae pode continuar apoiando”, finaliza.
Um dos vencedores da X edição (2017-2019), foi o município de Petrolândia-PE, com um projeto voltado para o setor produtivo das tilápias no município. “O Sebrae procurou trabalhar o empreendedorismo dando alternativas, por exemplo, mostrando o que podia ser feito com o couro do peixe e com as sobras da produção”, recorda Priscila Lapa sobre o programa desenvolvido na cidade, no setor de de Desenvolvimento da Piscicultura.
Entre os resultados, Petrolândia conquistou o fortalecimento das associações de produtores, aumentando assim a competitividade. Entre outros incentivos para impulsionar a produção local, a cidade também foi contemplada com a realização de um festival gastronômico em parceria com o Sebrae-PE, tendo a tilápia como foco.
Do Diario de Pernambuco