Nem sequer tendo completado 100 anos de existência como cidade, o que se dará em 2028, a contribuição do município de Surubim para a história da agropecuária estadual e mesmo nacional é de grande importância. Sua origem, como de quase todos os municípios que compõem o semiárido do estado é de uma fazenda. Acrescente-se a isso sua denominação que é atribuída ao boi Surubim que foi morto por uma onça na primeira metade do século XIX. Dessa forma incorporou o espírito pecuário instalado na vasta região semiárida nordestina onde se estabeleceu o Ciclo do Couro ou Ciclo do Gado.
Não é sem motivos, portanto, que a primeira vaquejada urbana se realizou em Surubim no ano de 1937. Assim também outros pioneirismos se sucederam. A Sociedade dos Criadores e seu Parque de Exposições em alvenaria são os mais longevos do interior do estado.
Não bastando essas contribuições para o estado, o seu filho, José Irineu Cabral, foi fundador e primeiro presidente da EMBRAPA, instituição que, com suas pesquisas, transformou o país numa potência agrícola mundial.
A Exposição
As Exposições em Surubim têm se caracterizado por fazer convergirem para o mesmo evento a mostra pecuária propriamente dita, e uma grade de apresentações artísticas que, conjuntamente as transformaram numa das festas mais importantes do município. Para sua realização a Sociedade dos Criadores de Surubim recebeu recursos do governo do estado através da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura do Município pelas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Contou também com o apoio da UNA através de seu presidente José Orlando Duarte para a organização da mostra e convocação dos criadores vinculados à instituição.
No tocante à exposição de animais, participarão entre os bovinos, animais do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas das raças Jersey, Nelore, Gir, Sindi, Guzerá, Holandesa, Girolanda e Curraleiro–Pé-Duro. Haverá o ranqueamento das raças Gir e Nelore com julgamento realizado por juiz da ABCZ.
Entre os caprinos estarão presentes animais das raças saanen, boer, toggenburg entre outras. Quanto aos asininos e equinos, jumentos da raça pega e cavalos manga-larga, quarto de milha e pôneis participarão em menor número, mas se farão presentes. Neste ano uma atração que além dos passeios de pôneis deve atrair as crianças será o stand dos coelhos onde estarão mais de 100 animais incluindo a maior e a menor raças existentes no mundo.
Durante o dia o Parque estará aberto à visitação pública e desde o dia 22 até o dia 24 os animais das raças Gir e Nelore serão avaliados e julgados por juiz pertencente aos quadros da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu – ABCZ.
Programação de apresentações artísticas
A Abertura da Exposição será realizada na noite do dia 21 de agosto, esperando-se as presenças do Secretário de Agricultura de Pernambuco, Cícero Moraes e da Presidente do IPA, Ellen Viégas representando o governo do estado e de Ana Célia, prefeita do município, entidades que patrocinaram o evento.
O cirandeiro Noé da Ciranda estará dando as boas-vindas a todos que forem chegando ao local desde as 19 horas. Ele que é um dos artistas populares mais atuantes de Surubim trará para o local a força das raízes da cultura da região. Em seguida serão hasteadas as bandeiras de Surubim, Pernambuco, Brasil e formada a mesa com as autoridades presentes, que farão seus pronunciamentos. Na oportunidade, Dorgival Leal um dos criadores surubinenses do tempo áureo da pecuária local será homenageado. Após essas formalidades será servido um coquetel aos presentes ao som do trio Chorinho da Roça que como o nome sugere tocará o que há de melhor da música popular brasileira.
IV Festival de Aboios e Toadas
A Sociedade dos Criadores de Surubim em sua programação direcionou ao resgate e preservação das raízes culturais de nossa região o Festival de Aboios e Toadas na noite quinta-feira, 22. Já em sua 4ª edição o festival terá como principais atrações Joãozinho Aboiador e Galego Aboiador que estão entre os maiores aboiadores do Nordeste. Além deles se apresentarão Zito Alves, Antônio Barbosa e Leonardo Aboiador. A apresentação e animação do Festival será por conta do Forró do Bardigão.
Nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24, a grade de apresentações ainda se encontra em aberto, mas, já se tem duas bandas confirmadas, são Mastigados do Forró e Fabinho Moral e Banda.
Encerramento
No domingo, 25, último dia da exposição, a partir das 16:00 h haverá o tradicional Desfile dos Animais e entrega dos troféus. Em seguida a direção da Sociedade dos Criadores e de entidades apoiadoras do evento farão suas considerações. Depois a Orquestra Instrumental Surubinense se apresentará e logo após o DJ Vapor animará a noitada.
Do Correio do Agreste