Foi realizado nesta terça-feira (20 de agosto), em Surubim, a Operação Shamar, parte da programação do Agosto Lilás, que realizou diversas ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, que é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e desenvolvida localmente pelas polícias civil e militar, contou com o apoio da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da Secretaria da Mulher do Estado, da Coordenadora da Mulher da Prefeitura de Surubim, além dos equipamentos municipais que atuam na prevenção da violência contra a mulher.
Bruna Falcão, delegada e assessora do Departamento de Polícia da Mulher, destacou a importância dessas ações: "Estamos aqui hoje em Surubim executando mais uma ação da Operação Shamar, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, onde desenvolvemos várias ações de prevenção e repressão".
Durante o evento, diversas atividades foram realizadas simultaneamente. Na Escola Técnica Estadual, aconteceu a Qualificação Missão Acolhimento Redes, uma conversa entre os atores da rede de enfrentamento à violência para fortalecer as ferramentas de proteção às mulheres em situação de violência. Também foram oferecidos serviços de cidadania, como emissão de RG, certidões de nascimento, casamento e óbito.
No Centro Especializado de Atendimento à Mulher, ocorreu uma roda de conversa promovida pela SEAM e pela Coordenadoria da Mulher, além de uma panfletagem no centro da cidade, orientando a população sobre o combate à violência de gênero.
A iniciativa "Maria da Penha Vai à Escola" também integrou as atividades, conscientizando estudantes da rede municipal sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. "Todas essas ações fazem parte do Agosto Lilás, que busca promover a conscientização e mobilização em torno desse tema tão importante", destacou Bruna.