segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Super Mix 2024: tendências e inovações na maior feira de varejo do Norte e Nordeste

Evento será realizado de 2 a 4 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções, em paralelo com a HFN - Hotel & Food Nordeste. Expectativa é de receber 26 mil visitantes

 


Pernambuco se prepara para receber a 18ª edição da Super Mix, maior feira do Norte e Nordeste do setor supermercadista e de varejo, ao reunir mais de mil marcas com foco em tendências atuais do segmento, como marketing sensorial, layout de lojas e novas tecnologias. A feira, que ocorre de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, é realizada de modo simultâneo com outro evento de grandes proporções voltado a um público qualificado de profissionais do setor, a HFN - Hotel & Food Nordeste. A expectativa é atrair cerca de 26 mil visitantes, para os dois eventos.


Antecipando para o mercado da região as soluções mais inovadoras do momento, e destacando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a Feira Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com organização da Insight Feiras & Negócios. Para profissionais do setor com CNPJ, o credenciamento é gratuito.



MERCADO MODELO - Um dos espaços mais disputados da Super Mix costuma ser o Mercado Modelo, que promete trazer inovação e experiências imersivas para o evento. Sob a coordenação da consultora de varejo Mônica Leão, é montado um mini mercado dentro do pavilhão de feiras. Uma das apostas para 2024 é o café, com ação de marketing olfativo em parceria com a São Braz, com um dispositivo que permite ao aroma da bebida tomar conta do espaço. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial do produto.


“O Mercado Modelo é um dos espaços mais visitados da Super Mix. Montamos uma loja-padrão, com tudo que é tendência. Esse ano vamos explorar o marketing sensorial e olfativo, com o café. A nossa proposta é atrair o maior número de pequenos e médios empresários e mostrar no que ele pode ser diferente, para ser realmente atrativo”, coloca a diretoria da Insight Feiras & Negócios, representada pelos sócios Carol Baía, Tatiana Menezes e Rodrigo da Fonte.


Com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes e aumentar a eficiência operacional, outra novidade a ser apresentada no Mercado Modelo é o fiscal remoto, equipado com câmeras e uma central de comando, com ajuda da inteligência artificial para prevenção de furtos e perdas. Com nutricionista para fornecer orientações aos visitantes, esse espaço também terá uma ala exclusiva para hortifrúti, além de grãos e temperos. 


Já para expandir as habilidades e o conhecimento dos profissionais do setor, a pedida é acompanhar o Super Mix Talks by SindVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife). Os visitantes poderão participar de uma dezena de workshops e palestras, com 50 participantes em cada um desses encontros. Em pauta, a discussão sobre temas como tecnologia, Direito do Trabalho, logística e marketing. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da Super Mix.


FOCO NO CONSUMIDOR - As duas feiras vêm sendo realizadas juntas desde 2021 como um casamento que deu certo, com hotéis, bares e restaurantes, ao lado dos agentes de distribuição e varejistas.


Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE), são cerca de 16 mil empresas com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE’s) ativos, nos formatos de atacarejos, supermercados, hipermercados, minimercados e mercadinhos.


De acordo com Inácio Miranda, presidente da ASPA, trata-se de um mercado em pleno crescimento, com a chegada de grandes redes de supermercados de atacado convivendo com o pequeno varejo. “O PIB de Pernambuco vem crescendo mais do que o do Brasil e da região Nordeste. É um setor em expansão, briguento, com uma concorrência muito acirrada, mas com um movimento sadio, em que o consumidor é quem sai ganhando”, coloca Inácio.



Os maiores desafios do segmento são trazer inovações e oferecer serviços, sem perder a disputa para os preços dos produtos. Silvana Buarque, superintendente da APES, ressalta que o público vai em busca dos melhores preços, mas também quer serviços de qualidade. “O diferencial do supermercado é buscar esse equilíbrio entre preços e serviços, que nem sempre o atacarejo consegue fazer, por estar mais focado no preço. É uma briga boa, para atender à necessidade do cliente, que é se abastecer”, comenta ela.


Existe uma carência de mão-de-obra especializada e o período pós-pandemia acelerou muito a questão tecnológica, facilitando o abastecimento. Mas é preciso equilíbrio entre a Inteligência Artificial (IA) e o gerenciamento humano. Entre as inovações, podemos destacar desde o self checkout, em que o cliente realiza seu pagamento sem precisar de funcionário no caixa, até a multiplicidade de funções, com repositores atuando em outros papéis dentro das lojas, como parte da rotina do pequeno varejo. Painéis de LED, as chamadas vitrines virtuais, digitais, também dinamizam o ambiente dos mercados, dando destaque aos produtos.



REALIZAÇÃO - A feira é realizada de forma integrada à HFN - Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste. A Super Mix tem como patrocinadores a São Braz e Enel (Patrocínio Prata), Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze), Banco do Nordeste e apoio da Praso e Coca-Cola. O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20.


Os interessados em participar podem obter outras informações e realizar seu credenciamento através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.



Confira o calendário de abastecimento para Outubro/2024 em Surubim

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou o calendário de abastecimento de água para o mês de Outubro/2024 em Surubim.


Neste modelo de cronograma, para o leitor identificar quais serão os dias que o seu bairro ou comunidade receberão água, é preciso verificar o número da área que a localidade está inserida e em seguida ver os dias no calendário. Confira, clicando AQUI!


(Da Redação - Negócios & Informes)







Comércio e serviços devem abrir 110 mil vagas para o fim do ano, projeta pesquisa CNDL/SPC Brasil

O final do ano se aproxima e faltando apenas três meses para as celebrações, o comércio já inicia o processo de contratações para o final do ano. A boa notícia para quem está sonhando com uma vaga no mercado de trabalho é que 30% dos empresários do setor de comércio e serviços devem abrir vagas nos próximos meses, sendo aproximadamente 110 mil vagas sejam temporárias, informais, efetivas ou terceirizadas. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). São quase 16 mil vagas a mais que em 2022, em que foram estimadas 94.679 mil vagas.


De acordo com o levantamento, entre os empresários que pretendem abrir vagas nos próximos meses, serão contratados em média, 02 profissionais por empresa. 54% contrataram ou pretendem contratar funcionários temporários, sendo a média de 1,8 colaboradores e o tempo médio da contratação de 2,3 meses. Entre esses, 26% devem ser efetivados, sendo a média de 1,2 colaboradores. Por outro lado, 51% não pretendem efetivar funcionários temporários, e 23% não sabem. Três em cada quatro entrevistados (33%) pretendem contratar por tempo indeterminado.


Quanto a modalidade das contratações, 52% pretendem contratar funcionários sem carteira assinada, 45% registrados pela empresa e 20% terceirizados.


“As contratações de fim de ano representam uma oportunidade aos desempregados. Sabemos que existe sempre a oportunidade das vagas temporárias se efetivarem após o período de festas, principalmente para os profissionais que mais se destacam no trabalho”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.


Entre os empresários que farão contratações para o final de ano as principais razões são: suprir a demanda que aumenta neste período do ano (55%), estão confiantes devido as boas vendas deste ano (28%), precisam expandir a empresa (22%) e querem investir na qualidade dos seus serviços (22%).


51% das empresas devem oferecer algum tipo de benefício ao colaborador, sendo os principais vale ou auxílio transporte (68%), vale alimentação / refeição (57%) e participações nos lucros / comissões nas vendas (22%).  A respeito do formato do trabalho, 93% das vagas em aberto são para trabalho presencial. Somente 2% para home office e 3% no modelo híbrido.


Vendedores, ajudantes e cabeleireiros serão as principais vagas abertas


Três em cada dez entrevistados afirmam que contrataram ou pretendem contratar mulheres (33%) e 23% homens. Já 43% dizem que o gênero é indiferente. Em média, a idade de funcionários é de 30 anos.


A remuneração média será de 1,1 salários-mínimos, R$ 1.553,20, e a carga horária média será 7h50 por dia.


65% admitem que não pretendem abrir vagas para pessoas com deficiência e 4% informam que haverá vagas. As contratações já começaram, uma vez que 13% dizem que as vagas foram abertas em agosto e 11% em setembro. Mas 22% pretendem iniciar as contratações em Novembro e 16% em Dezembro.


De acordo com a pesquisa, 23% pretendem contratar vendedores, 16% ajudante, 12% cabeleireiro(a), 11% recepcionista, 10% manicure, 10% caixa, 10% balconista, 10% entregador e 8% depiladora.


“O país passa por um momento positivo em relação à melhoria dos índices de emprego e renda. O comércio, que é o maior empregador do país, deve seguir este caminho, com boas possibilidades para aqueles que buscam uma oportunidade”, afirma Costa.


Da CNDL



Conta de luz: outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema

foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.



Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.



Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois. 



Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.


As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.



Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta", avalia a agência.


Por Agência Brasil

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Nordeste é responsável por 31% dos empregos gerados no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resultado foi apresentado pela Sudene a partir da divulgação dos dados do Ministério do Trabalho



Em agosto, a economia do Nordeste gerou 72.372 postos de trabalho, de acordo com a Sudene, a partir dos dados do Ministério do Trabalho, divulgados nesta sexta-feira (27). A Região foi responsável por cerca de 31% dos 232.513 empregos gerados no País, ficando atrás apenas da região Sudeste, a qual respondeu por aproximadamente 41% dos novos postos de trabalho do Brasil. No acumulado do ano, o Nordeste apresenta um saldo de 257.925 empregos gerados, o que equivale a cerca de 15% do acumulado no País.


No que se refere aos estados nordestinos, destacam-se Pernambuco e Bahia, com 18.112 e 16.149 novos postos de trabalho, respectivamente, o equivalente a 25% e a 22% dos novos postos da Região. Na sequência, aparecem Ceará (9.294), Paraíba (9.014), Rio Grande do Norte (7.239) e Alagoas (5.171), juntos representando cerca de 42% dos empregos gerados no Nordeste. Por sua vez, Sergipe (2.812), Maranhão (2.516) e Piauí (2.065) responderam por aproximadamente 10% do acréscimo de postos de trabalho na região.


De acordo com os dados do governo federal, em todo país, foram registradas 2,231 milhões de contratações e 1,998 milhão de demissões em agosto. O resultado representa crescimento de 5,8% em relação a agosto do ano passado, quando foram criados de 219,7 mil empregos com carteira assinada.



Abertas inscrições para os cursos gratuitos do NTCPE do mês de outubro

foto: Andrea Rego Barros 
Há vagas para cursos voltados para a capacitação da cadeia de moda em cidades do Agreste, RMR e Mata Sul de Pernambuco
 

 
Estão abertas as inscrições para o ciclo de formações promovidas pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, voltadas para o setor de Moda. Os cursos são gratuitos e visam fomentar ainda mais o segmento da indústria pernambucana de confecções, capacitar a mão-de-obra e fortalecer a gestão dos negócios.


 
Para outubro, os cursos acontecem em Olinda, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru, Bezerros, Cupira, Panelas, Passira e Toritama, no Agreste; e em Gameleira, na Mata Sul. O cronograma de datas e horários está disponível no site https://ntcpe.org.br.


 
Em Olinda vão ser promovidos os cursos de Corte e Costura (módulo intermediário – para quem fez o módulo básico), do dia 14 ao dia 25; e de Planejamento de Tempo (Planejando 2025), nos dias 30 e 31. Também vai ter a oficina Linhas de Crédito e Captação de Recurso para Empresas de Moda, nos dias 17 e 18. Os encontros vão acontecer na unidade do NTCPE, no Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro). As inscrições são feitas pelo site https://ntcpe.org.br.


 
Em Caruaru, o NTCPE, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove os cursos de Estamparia com Serigrafia, nos dias 9 e 10, e o de Fotografia de Moda com Smartphone para Redes Sociais, nos dias 16 e 17. As inscrições devem ser feitas no Centro de Qualificação Profissional, localizado no bairro do Salgado, onde vão acontecer as aulas.


 
A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru realiza os cursos de Corte e Costura (módulo iniciante), do dia 28 ao dia 31; Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico), de 14 a 25; Estamparia com Serigrafia, nos dias 7 e 8; Fotografia de Moda com Smartphone para Redes Sociais, de 28 a 31; e Modelagem Plana (módulo avançado – para quem fez os módulos básico e intermediário), do dia 14 ao dia 25. As aulas acontecem na sede do NTCPE, no bairro Maurício de Nassau. Para garantir a vaga, o interessado deve acessar o site https://ntcpe.org.br.


 
E a parceria do Núcleo com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres oferece os cursos de Costura Polivalente em Malha (módulo avançado – para quem fez os módulos básico e intermediário), no período de 28 de outubro a 8 de novembro, e de Costura Polivalente em Malha (módulo intermediário), do dia 14 ao dia 25. As aulas acontecem na sede da Secretaria, na Rua dos Expedicionários (Centro), onde devem ser feitas as inscrições.
 


Em Bezerros, vai ser oferecido o curso de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo avançado – para quem fez os módulos básico e intermediário), no período de 28 de outubro ao dia 8 de novembro. As aulas acontecem na sede do Espaço Produtivo Bezerros, local das inscrições. Já Cupira vai receber duas turmas do curso de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo intermediário – para quem fez o básico). As aulas acontecem na sede do Centro Vocacional Tecnológico, de 14 a 25. As inscrições devem ser feitas no local.


 
Em Panelas, serão oferecidas duas turmas do curso de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico), entre os dias 14 e 25. As aulas vão ser realizadas na sede do Programa Máquina que Gira, onde também devem ser feitas as inscrições. Em Passira, os cursos disponibilizados são o de Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Fitness (módulo avançado – para quem fez o módulo intermediário) e o de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico). O primeiro acontece no Centro Vocacional Tecnológico de Passira – Cidade, entre os dias 14 e 25. Já o segundo vai ser no Centro Vocacional Tecnológico de Passira – Candiais, também entre 14 e 25 de outubro.


 
Em Toritama, em parceria com a Prefeitura Municipal, o NTCPE promove o curso Impulsionando as Vendas – Tráfego Pago no Instagram para o Mercado de Moda. As aulas acontecem nos dias 15 e 16. As inscrições devem ser feitas na Prefeitura. No Centro de Treinamento de Gameleira, há vagas para duas turmas do curso de Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima (módulo avançado – para quem fez os módulos básico e intermediário), com aulas no período de 9 a 22. As inscrições são feitas no mesmo local.


 
O NTCPE disponibiliza canais de contato para que os interessados em participar das formações possam tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os cursos. Um deles é o site institucional https://ntcpe.org.br. Há ainda o perfil oficial no Instagram (@marcopemodantcpe) e o número de Whatsapp (81) 3448-0993.
 

Serviço: Ciclo de Capacitações do NTCPE – Outubro/2024
 
Programação
Olinda – (NTCPE – Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro)
Inscrições: http://ntcpe.org.br ou pelo (81) 3448-0993
-- Curso intermediário: Corte e Costura
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 13h às 17h
-- Curso: Planejamento de Tempo (Planejando 2025)
Data: 30 e 31 de outubro
Hora: das 08h às 17h
-- Oficina: Linhas de Crédito e Captação de Recurso para Empresas de Moda
Data: 17 e 18 de outubro
Hora: das 08h às 17h
 
Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Roberto Simonsen, nº 201, Salgado)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99129-4031 (Whatsapp)
-- Curso: Estamparia com Serigrafia
Data: 09 e 10 de outubro
Hora: das 08h às 17h
-- Curso: Fotografia de Moda com Smartphone para Redes Sociais
Data: 16 e 17 de outubro
Hora: das 08h às 17h
 
(NTCPE – Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau)
Inscrições: https://ntcpe.org.br ou pelo (81) 97307-0458
-- Curso para Iniciantes: Corte e Costura
Data: de 28 a 31 de outubro
Hora: das 17h às 22h
-- Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 13h às 17h
-- Curso: Estamparia com Serigrafia
Data: 07 e 08 de outubro
Hora: das 08h às 17h
-- Curso avançado: Fotografia de Moda com Smartphone para Redes Sociais
Data: de 28 a 31 de outubro
Hora: das 18h às 22h
-- Curso avançado: Modelagem Plana
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 13h às 17h
 
(Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Rua dos Expedicionários, Centro)
Inscrições: https://ntcpe.org.br ou pelo (81) 97307-0458
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: de 28 de outubro a 08 de novembro
Hora: das 13h às 17h
-- Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 13h às 17h
 
Bezerros – (Espaço Produtivo Bezerros)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99323-1363 (Whatsapp)
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: de 28 de outubro a 08 de novembro
Hora: das 08h às 12h
 
Cupira – (Centro Vocacional Tecnológico – CVT Cupira)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99270-3057 (Whatsapp)
-- Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (duas turmas)
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 13h às 17h (Turma 01) e das 18h às 22h (Turma 02)
 
Panelas – (Programa Máquina que Gira – Rua Coronel Melinho, nº 9, Centro)
Inscrições: no local ou pelo (81) 98194-2876 (Whatsapp)
-- Curso básico: de Costura Industrial Polivalente em Malha (duas turmas)
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 08h às 12h (Turma 01) e das 18h às 22h
 
Passira – (Centro Vocacional Tecnológico de Passira – Cidade)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99669-6443 (Whatsapp)
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Fitness
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 18h às 22h
 
(Centro Vocacional Tecnológico de Passira – Candiais)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99669-6443 (Whatsapp)
-- Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: de 14 a 25 de outubro
Hora: das 08h às 12h
 
Toritama – (Prefeitura Municipal de Toritama)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99114-7587 (Whatsapp)
-- Curso: Impulsionando as Vendas – Tráfego Pago no Instagram para o Mercado de Moda
Data: 15 e 16 de outubro
Hora: das 08h às 17h
 
Gameleira – (Centro de Treinamento de Gameleira)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99709-8551 (Whatsapp)
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima (duas turmas)
Data: de 09 a 22 de outubro
Hora: das 08h às 12h (Turma 01) e das 14h às 17h (Turma 02)


Da ASCOM


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Daniela e Wilma Fernandes participam do "Conversa Afiada" no Negócios & Informes, nesta sexta (27)

Nesta sexta-feira (27), as Contadoras Daniela e Wilma Fernandes, participam do "Conversa Afiada" no Negócios & Informes. No bate-papo ao vivo com seguidores, Daniela e Wilma, falarão de suas trajetórias pessoais e profissionais.


A live será comandada pelo editor, Luís Fernando Germano, a partir de 19h30. O qual será transmitido ao vivo, através do perfil no YouTube (@negocioseinformes ), onde os seguidores poderão interagir. Para assistir, clique AQUI.



Perfis - Daniela Fernandes - Contadora pela FACAL de Limoeiro, especialista em Planejamento Tributário pela UFPE, atuante na área tributária há mais de 16 anos. Coordenadora Fiscal há mais de 12 anos no Grupo Pancristal com atuação nos estados de PE, RN e AL, Empresária CEO da Fernandes Assessoria Contábil e DFS Transportes.


Wilma Fernandes - Contadora pela FACAL de Limoeiro, atuante na área tributária há mais de 10 anos. Parceira atuante junto à OAB Carpina/PE. Empresária CEO da Facilita Contabilidade e Parque Haras Tiquinho.


Apoio:

Brasil é o 4º país da América Latina com trabalhadores que mais sentem tristeza e raiva, diz pesquisa

Foto: Creativeart/Freepik
A pesquisa State of Global Workplace 2024 (Situação do Local de Trabalho Global, na tradução do inglês), indicou que 46% dos trabalhadores brasileiros sentem-se estressados diariamente, 25% têm raiva e 18% estão tristes.


 
No ranking que leva em conta os países da América Latina, o Brasil é o 4º com trabalhadores mais tristes e com raiva e o 7º quando se trata de estresse.

  
O levantamento, feito pela Gallup, uma empresa dos Estados Unidos especializada em pesquisa de opinião, ouviu 128 mil trabalhadores em mais de 160 países. Cerca de mil de cada região foram entrevistados por telefone ou pessoalmente.

 
"No estudo deste ano, 41% dos funcionários relatam passar por “muito estresse”. O sentimento varia significativamente dependendo de como as organizações em que eles atuam são administradas. Os que trabalham em empresas com más práticas de gestão são quase 60% mais propensos a ficar estressados %u200B%u200Bdo que os que trabalham em ambientes com boa gestão. Na verdade, experimentar “muito estresse” é relatado quase 30% mais frequentemente por funcionários que trabalham sob má gestão do que pelos desempregados", destacou o CEO da Gallup, Jon Clifton.

  
Veja parte dos dados:
 
Sentem estresse diariamente
  • 1. Bolívia - 55%
  • 2. República Dominicana - 51%
  • 3. Costa Rica - 51%
  • 4. Equador - 50%
  • 5. El Salvador - 50%
  • 6. Peru - 48%
  • 7. Brasil - 46%
  • 8. Uruguai - 46%
  • 9. Argentina - 45%
  • 10. Venezuela - 45%

Raiva
  • 1.Bolívia - 25%
  • 2. Jamaica - 24%
  • 3. Peru - 19%
  • 4. Brasil - 18%
  • 5. Equador - 17%
  • 6. Colômbia - 16%
  • 7. El Salvador - 16%
  • 8. Guatemala - 16 %
  • 9. Nicaragua - 15%
  • 10. Costa Rica - 15%

Tristeza
  • 1. Bolívia - 32%
  • 2. El Salvador - 26%
  • 3. Jamaica - 26%
  • 4. Brasil - 25%
  • 5. Equador - 25%
  • 6. Peru - 25%
  • 7. Nicarágua - 24%
  • 8. República Dominicana - 23%
  • 9. Venezuela - 23%
  • 10. Argentina - 22%.

Do Diario de Pernambuco

Capacitação: "Dia de Campo" promove práticas agrícolas sustentáveis no Agreste pernambucano

Foto: Divulgação/Reprodução

O evento orienta sobre o cultivo de plantas forrageiras em períodos de seca, melhorando a alimentação animal e a sustentabilidade da pecuária na região.


No próximo dia 27 de setembro, a Fazenda Primavera, em Venturosa, no Agreste pernambucano, sediará o "Dia de Campo" do Projeto Forrageiras para o Semiárido. O evento tem como objetivo capacitar pecuaristas locais a enfrentarem os desafios impostos pelas mudanças climáticas, apresentando resultados de projetos anteriores que demonstram como as plantas forrageiras podem manter alta produtividade, mesmo durante a estiagem.



Destinado a produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Pernambuco, o encontro reunirá cerca de 100 participantes de municípios como Iati, Itaíba, Buíque, São Bento do Una, Caetés, Pesqueira, Alagoinha e Pedra.



O evento contará com a presença de nomes relevantes do setor, incluindo o presidente da Faepe, Pio Guerra, e o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, além de especialistas da área. "Estamos apresentando resultados que comprovam a viabilidade de se manter uma produção de qualidade mesmo em períodos de seca. Isso é essencial para garantir a sustentabilidade da pecuária no Semiárido", afirmou o presidente Pio Guerra.



A iniciativa reflete o compromisso do Sistema Faepe/Senar em disseminar soluções práticas e eficazes, visando tornar a agropecuária no Semiárido cada vez mais sustentável e produtiva. "O Dia de Campo é uma oportunidade valiosa para os produtores se atualizarem sobre as inovações e técnicas que estão revolucionando a produção forrageira", destacou Guerra.



Sobre o Projeto
O Forrageiras para o Semiárido é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Instituto CNA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Programação
O evento será dividido em quatro estações temáticas, onde os participantes serão organizados em grupos para explorar diferentes aspectos do manejo de forrageiras no semiárido. A programação terá início às 7h com a recepção dos participantes, e a abertura oficial está marcada para às 8h, com a presença de representantes da Faepe, Senar-PE e Embrapa. Cada estação comportará até 25 participantes por rodada, garantindo uma interação rica com os facilitadores.

Confira:

1. Sistema de Pastejo e Resultados da Fase 2 do Projeto Forrageiras
       Facilitador: Dr. Tadeu Vinhas Voltolini (Embrapa)

2. Avaliação e Manejo Sanitário
       Facilitadora: Dra. Elizabete Gomes (ICNA)

3. Produção e Conservação de Forrageiras Anuais (Silagem)
       Facilitadora: Alenilda Carvalho (ICNA)

4. Propagação da Palma Forrageira e Alimentação de Ruminantes
       Facilitador: Djalma Cordeiro (IPA-PE)

Serviço
Dia de Campo - Forrageiras para o Semiárido
Data: 27 de setembro
Horário: Das 8h às 12h
Local: Fazenda Primavera, Venturosa – PE


Da ASCOM


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Projeto "Seja Pernambuco" é lançado para incentivar o consumo de varejistas do Estado; Balaio Supermercados de Surubim participam da campanha

Nesta quarta-feira (25), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) lançou oficialmente o Seja Pernambuco, uma iniciativa voltada ao fortalecimento de agentes de distribuição e pequenos e médios varejistas no Estado, com apoio do governo estadual.



O projeto tem como meta unir a indústria, supermercadistas e agentes de distribuição em um movimento sólido que proporcione sustentação ao pequeno e médio varejista, ajudando-os a manter sua média de faturamento e equilibrar seus resultados em meio às variáveis econômicas atuais. 


De acordo com Inácio Miranda, presidente da ASPA, a entidade estima que os mais de 100 agentes de distribuição associados à ASPA, junto aos mais de 26.000 pequenos varejos, empregam cerca de 160 mil pessoas diretamente e 40 mil indiretamente, movimentando aproximadamente R$ 7 bilhões anualmente.



"A participação da indústria como fonte incentivadora do projeto, assim como o envolvimento das redes dos agentes de distribuição, tem sido fundamental para os avanços do Seja Pernambuco. 


Contamos com o apoio de empresas como a Mauricéia Alimentos, nossa primeira patrocinadora, além de mais de dez empresários do setor de distribuição, que atuam como padrinhos de grupos de lojas, investindo na visibilidade dos estabelecimentos com materiais da campanha e no treinamento das equipes de loja", destaca Inácio Miranda.


Presenças

O evento, realizado no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), de representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Antônio Teixeira. 


Também participaram empresários, formadores de opinião e representantes de várias instituições.


Durante o lançamento, a governadora destacou a importância do projeto para a economia local e o incentivo ao consumo nos pequenos e médios empreendimentos. 


“O Seja Pernambuco é uma iniciativa que busca incentivar o consumo de pequenos e médios negócios e empreendimentos. Esses negócios são os que mais geram emprego no Brasil, e Pernambuco não é diferente. O incentivo ao consumo desses negócios é fundamental para manter a nossa capacidade de empregabilidade no estado", afirmou.



Investimento

Com um investimento inicial de R$ 1 milhão no primeiro ano, o Seja Pernambuco pretende aquecer o mercado varejista local por meio de uma campanha promocional que premiará os consumidores com diversos itens, como motos, geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, TVs e celulares. 


A cada R$ 25,00 em compras, os clientes receberão um número da sorte, que poderá ser cadastrado no site da campanha (www.sejapernambuco.com.br) para concorrer aos prêmios.


Consumidor 

Um dos focos principais do Seja Pernambuco é resgatar o sentimento de pertencimento e valorização do
comércio local, incentivando os consumidores a apoiar os varejos de bairro, que têm um papel fundamental na economia estadual ao manter suas redes de serviços e empregabilidade localmente.


"Sem o consumidor nada disso faria sentido. Queremos que os clientes tenham orgulho de ser e do que é de Pernambuco, e que possam participar de campanhas promocionais de forma acessível, mantendo seus hábitos de compra. Por isso, estabelecemos um tíquete de R$ 25,00, para proporcionar mais chances aos consumidores de se envolverem e ganharem prêmios. Queremos que eles se sintam parte desse movimento em prol do que é da nossa terra, do que faz parte da sua rotina", reforça Miranda.


Expansão 

O projeto Seja Pernambuco não terá custo direto para os varejistas participantes, que poderão se inscrever por meio de um acordo de adesão e participar das mecânicas de visibilidade e divulgação em suas lojas. 


A expectativa é que, no primeiro semestre de implantação, cerca de 300 pontos de venda estejam cadastrados, com a meta de chegar a mais de 2.000 pontos até o final de 2025. 


Na fase inicial, o projeto já conta com a participação de redes credenciadas na Região Metropolitana do Recife, contemplando mais de 150 estabelecimentos em todas as zonas da capital pernambucana.


Infraestrutura 

A governadora também mencionou o trabalho da sua gestão para tornar Pernambuco mais atrativo ao empreendedorismo, ressaltando o papel da legislação e investimentos em infraestrutura. 



“Estamos modificando toda a legislação tributária para fazer de Pernambuco um estado mais amigável para empreender. Isso aconteceu em parceria com a Assembleia Legislativa e envolve discussões sobre arranjos produtivos, como o polo leiteiro e o polo de confecções”, disse. 


Também temos investido em infraestrutura, mobilidade e acesso à água, garantindo que, em todo o estado, possamos gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento local”, completou. 


Apoio  

Lyra reafirmou o apoio do Governo ao setor e destacou a importância da continuidade do crescimento econômico local. 


“O governo de Pernambuco é um grande apoiador de iniciativas como essa. Estamos ajudando o setor por meio de benefícios fiscais e qualificação profissional, garantindo a conexão entre quem busca trabalho e quem oferece oportunidades. Pequenos e médios empreendedores são responsáveis por 70% dos empregos no estado, e nosso objetivo é seguir investindo para continuarem crescendo e gerando empregos nas suas comunidades.”


Participação da Adepe

O presidente da Adepe, Antônio Teixeira, também ressaltou a relevância do projeto para a economia local. 


“Essa iniciativa da ASPA melhora a economia do estado. Ainda que a Adepe não tenha sido acionada de início, já me comprometi para que, na próxima, possamos incluir pequenos e médios produtores, como aqueles que trabalham com leite, mel, frutas, para que seus produtos possam ser comercializados nos supermercados locais", afirmou.


Teixeira também ressaltou que a articulação da Adepe se estenderá para além da capital. 


"Como agente de desenvolvimento econômico de Pernambuco, não podemos olhar apenas para uma região. Todo programa que fazemos abrange desde o sertão até o litoral, buscando incluir o máximo de municípios e fomentar o crescimento econômico em todo o estado", completou.


Da Folha de Pernambuco.


Balaio Supermercados de Surubim participam da campanha. 

Endereços: Avenida Paulo Afonso, Centro. Loja 1: nº 106, Loja 2: nº 121Loja 3: nº 10.