sexta-feira, 13 de setembro de 2024

PIB de Pernambuco avança 4,1% no 2º trimestre de 2024

Pernambuco voltou a crescer de forma progressiva nos últimos meses. É o que mostram os dados apresentados nesta quinta-feira (12) pela secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) e Agência Condepe/Fidem. De acordo com os dados, quando comparado ao mesmo trimestre de 2023, o PIB do estado registrou alta de 4,1%, enquanto no Brasil, o crescimento foi de 3,3%.



No segundo trimestre, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior, o PIB do estado cresceu 1,7%, enquanto no Brasil esse avanço foi de 1,4%. A expectativa é de que o estado continue avançando durante os últimos meses do ano. 


De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques, o avanço econômico em Pernambuco segue alinhado com o aumento dos postos de trabalho no estado. “De acordo com dados do Caged, Pernambuco gerou entre julho do ano passado e julho deste ano, quase 70 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em um ano, um crescimento de quase 5% em relação ao volume de trabalho há um ano. Isso já é um grande termômetro do que a gente esperava para o crescimento econômico de Pernambuco”, afirma.   


O resultado foi puxado principalmente pela Agropecuária, com acréscimo de 22,3%, seguido pela pela Indústria (4,4%) e Serviços (2,8%). A Agropecuária pernambucana se destaca pela produção pecuária no setor de aves e principalmente em termos de produção de ovos, sendo impulsionada pelo consumo nacional. 


O Diretor de Estudos, Pesquisas e Estatísticas da Condepe/Fidem, Daniel Oliveira, explica que o setor de Indústria foi influenciado pelas atividades de eletricidade, gás, água e gestão de resíduos. “O que chamou a atenção foi o desempenho da atividade de geração de energia. Esse setor, além de ter apresentando um crescimento em termos de produção, ele também tem melhorado a questão da energia gerada. Temos fontes de energia que estão se consolidando no estado e o que mais chamou atenção nos números observados foi o da produção da energia solar e também da energia eólica”, explica. 



O secretário da Seplag destacou ainda algumas ações que o governo de Pernambuco vem realizando para manter esse avanço em uma escala crescente. “O estado desde o início do ano passado vem trabalhando o setor privado, com muitas simplificações e um programa para a melhoria do ambiente econômico nas atividades privadas, reformas do ponto de vista tributário e de incentivo à atração de negócios. Além disso, o estado tem feito um esforço na recuperação da infraestrutura, requalificação de rodovias e construção de equipamentos para ampliar a oferta de serviços públicos”, destaca. 


Semestre


Ainda segundo os dados da Condepe/Fidem, no acumulado ao longo do ano, em comparação ao mesmo período de 2023, Pernambuco conseguiu elevar o volume do PIB de 3,4%, um acréscimo de 0,5 pontos superior ao nacional (2,9%). Em relação aos setores, o destaque também vai para a Agropecuária 19,2%, seguida pela indústria (2,7%) e Serviços (2,6%).


Do Diario de Pernambuco