A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que o ícone da música pernambucana, o compositor surubinense Capiba, será o grande homenageado do Carnaval de 2025 no estado. Em visita nesta sexta-feira (25 de outubro) à Casa Capiba, no bairro do Espinheiro, no Recife, a governadora também anunciou um investimento de R$ 1,5 milhão para a reforma e ampliação do local, que será transformado em um memorial em celebração aos 120 anos de nascimento do compositor.
Raquel Lyra destacou que o espaço será destinado ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e abrigará atividades pedagógicas e culturais, beneficiando cerca de 1,6 mil estudantes. "A Casa de Capiba será uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. A homenagem no Carnaval de 2025 será feita ao mestre Capiba com muita alegria", afirmou a governadora, mencionando o apoio de Dona Zezita, viúva do compositor.
O objetivo da iniciativa é preservar e assegurar a continuidade do legado de um dos maiores defensores da cultura pernambucana. “Esse é um momento muito especial, uma oportunidade de recuperar a casa do mestre Capiba. Vamos fazer aqui um espaço de música, que será uma unidade do conservatório, para que o legado dele permaneça vivo”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause. A viúva de Capiba, Dona Zezita, fez um agradecimento: “Obrigada pelas homenagens. Aqui tinha muita música, quase toda semana vinha gente aprender música com Capiba”, registrou.
Desapropriada desde 2017, a casa será administrada pela mais tradicional instituição de ensino musical do Estado, vinculada à Secretaria de Educação e Esportes. Incorporado ao Conservatório Pernambucano de Música, o imóvel será destinado a atividades artísticas e pedagógicas, ampliando os espaços para ensaios e performances dos alunos e músicos.
A Casa Capiba é uma referência cultural para Pernambuco. Foi nesse local que Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), compôs algumas de suas obras mais importantes, eternizando frevos, sambas-canções e maracatus que fazem parte do patrimônio cultural do Brasil.
Fonte: Com informações do Governo de Pernambuco