imagem: Espetáculo "Senhora" /foto: João Pedro Pinheiro |
A cidade de Surubim vai vivenciar uma semana de muita cultura, do dia 21 ao dia 26 de outubro. É a Mostra de Artes do Sesc Ler Surubim – Raízes em Movimento, evento que vai contemplar a música, teatro, dança, literatura e diversas outras atrações. As apresentações serão realizadas na unidade do Sesc, em escolas da cidade, no Parque dos Mamulengos Gigantes, no Espaço Independente Reduto Coletivo e no Sítio Mimoso. Todas as atividades serão gratuitas e podem ser conferidas no site do Sesc PE (https://sescpe.org.br)
A Mostra de Artes tem como objetivo representar e celebrar a diversidade cultural de Pernambuco e de outros estados, explorando a arte em sua evolução expressiva e de que forma as linguagens apresentam a memória e a identidade dos povos que aqui vivem e interagem. Também se propõe em fazer da fruição, fomento e formação das artes um momento de alegria em reviver histórias especiais e construir novas memórias a partir da conexão entre a arte e as raízes identitárias/memorativas do povo.
A edição deste ano destaca a Mostra de Música Leão do Norte, idealizada pelo Sesc PE, que apresenta, na segunda (21), às 15h, os shows “Afronambuco”, de Gabi do Carmo (Recife), e “Coco Dendê”, de Carol do Coco (Surubim). Na quinta (24), a partir das 14h30, o Canto Coral Livre do Sesc Caruaru apresenta “Afrosonoridades”, e Chris Mendes, realiza o show “Essência”. Esta programação será realizada no auditório da EREM Severino Farias.
A Mostra de Artes também traz à cidade do Agreste pernambucano o Circula Sesc, projeto que apresenta artistas do Rio Grande do Sul, numa parceria do Sesc PE com o Sesc RS. Estarão em Surubim o poeta Rafael de Boni, com a performance literária “Entre Causos e Gaitas”, a Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, com o espetáculo “Manifesto de uma Mulher de Teatro, e o grupo Yangos, com a apresentação musical “Power Folklore”. As apresentações serão realizadas na EREM Severino Farias e em escolas da cidade, em três momentos distintos.
No Sítio Mimoso, na área rural de Surubim, a comunidade será brindada com o espetáculo “Riso Interior”, uma apresentação circense da Associação Cultural Teatro de Retalhos de Arcoverde, na terça (22), e a performance literária do gaúcho Rafael de Boni, na quinta (24). Ainda dentro da proposta de descentralização das ações, o Sesc Ler leva à cidade de Frei Miguelinho, na sexta (25), a apresentação literária “Cantos e Contos Africanos: Cores da nossa história”, com a artista Jô Conta (Recife) e a apresentação de Rafael de Boni (RS).
A programação conta ainda com oficinas artísticas de musicalização, com Marco Pessoa (PE), objetos circenses, com a Cia. Brincantes de Circo (PE), dança somática, com João Marcos de Souza (PE), e escrita criativa, com Stefanni Marion (SP). Na quarta (23), o sarau poético “Agreste Mulher” reúne escritoras pernambucanas que estão no livro que leva o mesmo nome da apresentação, com um conjunto de poemas sobre o ser mulher em sua totalidade.
O Parque dos Mamulengos Gigantes, em Lagoa Nova, será palco para o espetáculo “Atrapalhaços – Intervenção de Palhaçaria”, da Cia. Brincantes de Circo do Recife. A programação teatral conta ainda com “Esquecidos por Deus”, com atuação de Murilo Freire (PE), “Senhora”, do Coletivo Alfazema (PE), “Luanda Ruanda: Histórias Africanas”, do Coletivo Tear de Garanhuns, e “De lá do Mar pra cá”, do Coletivo Grão de Teatro do Sesc Ler Belo Jardim.
Três grupos de dança farão apresentações na Mostra de Artes. A companhia de dança do Colégio Marista Pio XII, com o espetáculo “Sertão”, o Grupo Paralelo, com “Chão”, e a Ci4 J04n4 de Dança, com “Entre Raízes e Concretos”. Na quinta (24), o projeto Um Escritor na Minha Escola tem como convidado o escritor Stefanni Marion, com sessões na Escola Oliveiros e no Sesc Ler Surubim.
Em dois momentos da sexta (25), a Mostra de Artes vai propor discussões sobre Literatura e Teatro. O primeiro será o debate literário “O livro das personagens esquecidas’, com Cícero Belmar, de Bodocó (PE), nas escolas EREM Natalícia Figueirôa, às 10h, e EREM Severino Farias, às 14h. O segundo é a roda de conversa “Do Conto ao Teatro: uma dramaturgia em trânsito”, com Murilo Freire, José Manoel Sobrinho e Cícero Belmar, às 20h, no Espaço Independente Reduto Coletivo, logo após a apresentação do espetáculo que traz à cena o enredo de Belmar.
E no sábado (26), no início da manhã, o projeto “De Repente na Feira” apresenta os versos e a cantoria da dupla de pai e filho, que são repentistas surubinenses, Zezinho Barbosa e Gabriel Barbosa, na feira livre de Surubim.
Serviço – Mostra de Artes do Sesc Ler Surubim – Raízes em Movimento
Data: de 21 a 26 de outubro
Programação gratuita disponível em https://sescpe.org.br
Informações: 99805-0067.
Da ASCOM