No território brasileiro é bastante visível cenas constantes de condutores utilizando aparelhos eletrônicos em carros, motos e outros demais veículos. Porém com tantas tecnologias, é preciso atenção para o uso do celular durante a condução de veículos. A prática, bastante perigosa gera multas, além dos riscos de acidentes. Segundo o Departamento Estadual de trânsito (DETRAN-PE ), o número referente ao ano de 2024 é equivalente a um total de 2.256 ocorrências da infração 7366, que é quando condutor dirige utilizando o celular (numa chamada) ou utiliza fone de ouvido; e 16.363 notificações da infração 7633, que é quando o condutor dirige segurando ou manuseando o celular.
No total, foram 18.619 multas em Pernambuco, somente no primeiro semestre. Em 2023, o número geral chegou a 43.813 infrações relativas ao uso do celular. Além dos riscos, o condutor fica com quatro pontos na CNH, sendo a infração média e paga multa de R$ 130,16, no caso de dirigir veículo utilizando-se o celular (falando, mesmo que com fones de ouvido). Para quem dirigir segurando ou manuseando telefone celular (mantendo o celular em uma das mãos) será infração gravíssima com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
Enquanto isso, os pedestres também estão cada vez mais distraídos no uso do celular enquanto caminham pelas ruas, seja pelo uso de fones de ouvido, digitando mensagens, atendendo chamadas, ou interagindo em redes sociais. "Em muitos casos, os pedestres estão tão envolvidos em seus dispositivos que não percebem os sinais de trânsito, semáforos e carros se aproximando, tornando-se alvos vulneráveis para acidentes", comenta o diretor-presidente, Vladimir Lacerda.
Como forma de sempre combater essa crescente ameaça no dia-dia, o DETRAN-PE realiza constantemente campanhas de conscientização implantando medidas rígidas de segurança, que os motoristas devem ter como condutores habilitados tendo em mente, suas responsabilidades ao sair de casa. Além do fator manual, o aparelho também tira a visão da direção e afeta a parte cognitiva, como atenção, concentração e memória.
Do Detran Pernambuco