segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Fim de ano traz oportunidades para quem empreende ou quer começar o próprio negócio

Panetone da L' arte del Pane (Foto: Divulgação)
Com a proximidade do período natalino e as celebrações de fim de ano, cresce a procura dos consumidores por produtos alimentícios sazonais, como panetones, doces e bolos, além de artigos de decoração ou serviços ligados ao turismo. Essa época impulsiona os negócios e traz oportunidades para quem deseja empreender. 


De acordo com a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados), para esse final de ano e início de 2025, o setor espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas. Segundo a Associação, de novembro de 2023 a janeiro de 2024, foram vendidos cerca de 37,6 milhões de panetones.


O analista do Sebrae-PE, Cleto Paixão, destaca que, com o aumento de eventos no final do ano, esse é o momento ideal para quem deseja investir no setor gastronômico relacionado ao período. “Então, quem tem uma boa habilidade para fazer bolos, tortas e outros tipos de alimentos, como salgados, é uma oportunidade interessante porque, nesse período, teremos grandes quantidades de encomendas”, aponta.


Cleto Paixão cita também o setor de venda de roupas e eletrônicos como um mercado promissor para quem tem condições de investir. “Hoje a venda de eletrônicos, junto com a de roupas e alimentos, vão representar praticamente 80% das vendas que nós teremos aqui, mas são coisas que perduram. Então, se a pessoa começa a empreender na área de eletrônicos e de roupas, pode até no futuro enveredar por esse caminho e tornar ele o primeiro negócio”, sugere. 


Para as pessoas que já atuam com algum empreendimento, o analista do Sebrae-PE sugere a produção com base no que foi feito no ano anterior. Além disso, ele também orienta que o empreendedor conheça bem o seu cliente para saber o que ele está buscando.


“Estamos observando uma mudança muito significativa no perfil da maioria dos clientes, que deseja comodidade, produtos mais personalizados e experiências diferentes. É importante que o empreendedor busque essa informação do seu cliente”, orienta. 


Serviços em alta no final do ano


O analista do Sebrae-PE, Cleto Paixão, destaca ainda que algumas áreas devem ter um acréscimo nas demandas com as festividades de fim de ano, que aquecem o comércio no mundo todo. De acordo com ele, o setor de entregas é um dos que deve crescer com a alta nas compras no Natal. 


“É possível que algumas pessoas entre nesse setor só para ganhar uma renda extra nesse período. Assim como os entregadores da Amazon e do Mercado Livre, porque vamos ter uma demanda bem significativa de compras no natal e agora em dezembro eles devem cadastrar mais pessoas para atender essa demanda”, disse.


Segundo ele, como o Brasil é um dos maiores mercados de pet do mundo, outro serviço que deve gerar oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro extra é o de cuidador de pets. “ As pessoas vão viajar, mas muitas vezes, estão com medo de fazer viagens longas com seus pets e preferem deixar os animais com cuidadores”, afirma. 


Cleto cita ainda outra alternativa, o de locação de imóveis por temporada, como o Airbnb. “Muita gente vai começar a disponibilizar suas casas, às vezes, até porque vai viajar também, pensando até mesmo em fazer uma renda extra para pagar as férias”, disse. 


Do Diario de Pernambuco