quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Pernambuco anuncia reativação oficial do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (FEMPE-PE)

O anúncio foi feito durante a cerimônia de instalação do 8° Comitê Temático do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ligado ao Governo Federal




Os microempreendedores pernambucanos passarão a contar, novamente, com uma importante organização especializada no debate e articulação de ações para o setor. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), declarou a reativação do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (FEMPE-PE). O anúncio foi feito pela secretária da pasta, Amanda Aires, durante a cerimônia de instalação do 8° Comitê Temático do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento ocorreu nesta quarta-feira (6), na sede do Sebrae-PE, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife.




O FEMPE tem como missão desenvolver e acompanhar políticas públicas de suporte às micro e pequenas empresas no estado. É integrado por representantes do governo estadual, da sociedade civil e de instituições especializadas, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (SEBRAE-PE). "Pernambuco é um estado que pulsa empreendedorismo. É essencial darmos suporte para que os microempreendedores tenham boas condições para desenvolver os seus negócios e garantir a geração de renda, emancipando suas famílias. Estamos muito felizes com a reativação do nosso Fórum Estadual e com a chegada do 8° Comitê Temático do Fórum Permanente", afirmou a Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.




FÓRUNS - Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco foi instituído a partir do decreto estadual nº 32.040, de 3 de julho de 2008, e teve sua governança alterada por decretos posteriores. Integrado por entidades públicas e privadas, visa articular, desenvolver estudos, elaborar propostas e encaminhar ações de apoio e fomento às microempresas e empresas de pequeno porte. Desde 2018, encontrava-se desativado. Agora, retoma as atividades, com suporte técnico da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo da SEDEPE, tendo como agenda inicial a primeira reunião plenária, prevista para o dia 22 de janeiro de 2025.




Já o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPEs) consiste em um organismo nacional de apoio aos micro e pequenos negócios. Ligado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e reúne, possui comitês temáticos espalhados pelo país, reunindo diversas entidades voltadas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs). 




O 8° Comitê Temático do FPMPEs, instalado em Pernambuco nesta quarta-feira, se propõe a funcionar como o “Fórum dos Fóruns”, servindo como entidade de referência e consulta para os demais fóruns no país. “Pernambuco sempre fazendo história, foi escolhido para receber esse projeto, por sua organização para sempre dar um passo à frente. O que nós (do Ministério) queremos é que os outros estados estejam mobilizados, seguindo esse exemplo. O Fórum dos Fóruns vai dar mais capilaridade e mais visibilidade para esse setor tão importante, que é o das microempresas e empresas de pequeno porte”, declarou o coordenador do 8º Comitê Temático, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Empreendedorismo, Renato Andrade.




EVENTO - A cerimônia, realizada no auditório do SEBRAE-PE, localizado na Rua Tabaiares, 360, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife. A mesa de abertura foi composta pela Secretária Amanda Aires, pelo Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Empreendedorismo, Renato Andrade, pela Gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, Priscila Lapa, e pelo presidente da COMICRO e FEMICRO-PE, José Tarcísio da Silva. A ocasião contou, ainda, com a participação de outros representantes da SEDEPE, de entidades de apoio e da iniciativa privada, além de autoridades do Executivo Federal.