segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Pesquisa da UFPE sobre energia solar é premiada em evento da USP

A doutoranda em Administração Susane Isabelle dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o seu orientador, o professor Marconi Freitas da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, foram agraciados com o prêmio de Melhor Artigo na categoria Marketing durante o XXVII Seminários em Administração (SemeAd), evento de destaque na área, realizado pela Universidade de São Paulo (USP). O artigo premiado, intitulado “Personal cognitive and moral altruistic aspects in the intention to use solar energy” (Tradução livre: “Aspectos cognitivos pessoais e altruísticos morais na intenção de usar energia solar”), explora fatores que influenciam a intenção de uso de energia solar e é fruto da dissertação de mestrado de Susane, orientada pelo professor Marconi no Propad.


O estudo, baseado na análise de dados de 321 respondentes por meio de modelagem de equações estruturais, examina como os aspectos pessoais e altruístas podem influenciar a decisão dos consumidores de adotarem a energia solar. Segundo a pesquisa, características cognitivas associadas à difusão de inovação, como a compatibilidade e vantagem relativa, e aspectos morais de ativação da norma, relacionados à responsabilidade ambiental, são determinantes na intenção de uso de fontes de energia limpa.


Para avaliar esses fatores, o estudo utilizou teorias como a Teoria da Difusão de Inovação (em inglês: Innovation Diffusion Theory - IDT) e a Teoria da Ativação da Norma (em inglês: Norm Activation Theory - NAT). A IDT destaca características da inovação que facilitam sua adoção, enquanto a NAT aborda a motivação moral altruísta dos consumidores, como a consciência das consequências ambientais e a responsabilidade social. A pesquisa revela que tanto os fatores pessoais cognitivos quanto os morais altruístas são essenciais para superar barreiras de adoção da tecnologia, indicando que a conscientização ambiental e a compatibilidade da tecnologia com o estilo de vida do consumidor são aspectos que ampliam o interesse pela energia solar.


O SemeAd é reconhecido como um dos maiores eventos científicos do Brasil na área de Administração, e a conquista reforça o compromisso da UFPE em promover pesquisas voltadas à sustentabilidade e inovação tecnológica. Mais detalhes sobre a premiação e o evento estão disponíveis no site oficial do SemeAd.

Mais informações
Susane Isabelle dos Santos (doutoranda)

susane.santos@ufpe.br
Professor Marconi Freitas da Costa (orientador)
marconi.fcosta@ufpe.br


Da UFPE