Interessados (a) devem enviar o currículo para o e-mail: panificadora@pancristal.com.br , através do WhatsApp: (81) 9 7118-2045, ou entregar na sede da PanCristal, situada na Rua Estácio Coimbra, 63, centro, Surubim.
Da Redação (Negócios & Informes)
Interessados (a) devem enviar o currículo para o e-mail: panificadora@pancristal.com.br , através do WhatsApp: (81) 9 7118-2045, ou entregar na sede da PanCristal, situada na Rua Estácio Coimbra, 63, centro, Surubim.
Da Redação (Negócios & Informes)
A Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste de Pernambuco, atualmente opera com apenas 8,27% da sua capacidade total. Jucazinho é um dos maiores reservatórios destinados ao abastecimento humano em Pernambuco e desempenha um papel importante para várias cidades do Agreste.
No entanto, o nível atual indica que o volume de água disponível pode não ser suficiente para atender à demanda da região a longo prazo, especialmente considerando a chegada do período mais seco do ano. Com os 8,27% da capacidade, a barragem enfrenta uma situação de alerta, e o risco de colapso no abastecimento se torna mais real caso o volume não seja restabelecido pelas chuvas.
O impacto de uma possível escassez de água em Jucazinho poderá afetar diretamente a vida de milhares de pessoas no Agreste, que já convivem com as dificuldades típicas do semiárido.
Do BLOG DA POLO | Foto: Lulu/Surubim News
Atenta à importância de preparar os municípios para os desafios da administração pública moderna, transparente e eficaz, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) está realizando o Curso Plataforma Transferegov – Módulos A e B. A capacitação visa aprimorar as competências dos servidores municipais para a utilização dessa ferramenta essencial para o aperfeiçoamento dos processos de gestão de transferências feitas pela União aos municípios. Foto: Cezar de Sousa
Promovido de forma gratuita pela Amupe, o curso integra as ações do Projeto Desenvolve PE - parceria com o Sebrae Pernambuco. O treinamento está sendo realizado entre os dias 02 e 04 de dezembro, no prédio sede da Associação, como parte do conjunto de capacitações continuadas do Seminário Novos Gestores. Os módulos trabalhados abrangem temas importantes para os servidores de pastas que atuam diretamente com gestão de convênios e contratos nas suas respectivas prefeituras. Cerca de 30 funcionários de diversas cidades pernambucanas participam da formação.
“Nesse curso estamos trazendo um conteúdo com orientações sobre gestão de convênios e contratos, mas com uma metodologia focada na prática, abordando situações reais que são vivenciadas no dia a dia das prefeituras. Queremos formar multiplicadores para estender esse conhecimento adquirido aqui para outras pessoas em outros municípios de Pernambuco”, destacou o instrutor do treinamento, Joelson Azevedo.
Ao investir na qualificação técnica dos servidores, a Amupe reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento das gestões dos municípios, impactando diretamente na melhoria da prestação de serviços à população, conforme destacou Francisca Sá, servidora municipal da cidade de Floresta, no Sertão de Itaparica. “Esse curso é essencial para os municípios, pois treina e capacita os profissionais, tanto quem já atua como os que iniciarão o trabalho junto às novas gestões. Além disso, ele reforça a importância dos gestores terem conhecimento da Plataforma Transferegov e de montarem equipes preparadas para atuar na área de captação de recursos,” concluiu.
Fotos: Duda Carvalho |
Fundado oficialmente nesta sexta, o Exceler Vita - Instituto Vinicius Farias busca transformar vidas com ações inclusivas e apoio a adolescentes da região
Surubim passa a contar com um novo projeto dedicado à promoção da saúde mental, dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades, com foco especial em adolescentes. Na noite da última sexta-feira (29 de novembro), foi realizada, no Reserve Hotel, a cerimônia que marcou o ato fundacional do Exceler Vita - Instituto Vinicius Farias.
Durante o evento, a presidente do Instituto, Eklaydja de Farias, apresentou o significado da iniciativa e emocionou o público ao compartilhar a inspiração por trás do projeto. “A fundação do Exceler Vita – Instituto Vinicius Farias é o resultado de um sonho de meu filho. A nossa missão é mais do que um simples projeto - é um chamado à ação, à transformação e ao impacto positivo na vida das pessoas. Cada um de vocês aqui presente é uma parte fundamental dessa caminhada”, declarou Eklaydja.
O Instituto foi criado para realizar o sonho de Vinicius Farias, filho da presidente, falecido em 2023, conhecido por seu coração amoroso, sua generosidade e o desejo de ajudar os outros. O nome de origem latina, “Exceler Vita”, que significa “Vida em Excelência, reflete os valores que Vinícius carregava e que agora guiam o propósito da organização: amor, empatia, cuidado, respeito e responsabilidade.
O Instituto Vinicius Farias tem como missão é promover a saúde mental e os direitos humanos aos cidadãos, para que desfrutem de bem-estar que lhes permita atingir a realização pessoal, viver com dignidade e participar ativamente na comunidade, promovendo uma sociedade mais saudável, segura, justa e inclusiva.
O Instituto já tem local para sua sede. Funcionará na Rua Tobias Duda, 25, no bairro de São Sebastião. A previsão é inaugurar o espaço em abril do ano que vem. Atualmente, a instituição está em fase de planejamento estratégico, incluindo a elaboração de planos de comunicação, captação de recursos, voluntariado e estruturação das rotinas administrativas.
Além disso, a organização pretende firmar parcerias com escolas e instituições públicas locais, para desenvolver, junto aos adolescentes, o trabalho de prevenção, percepção e tratamento
No encerramento do evento, Eklaydja reforçou o compromisso do Instituto em gerar impacto positivo na comunidade de Surubim e agradeceu aos presentes pela confiança e apoio. “Vamos juntos transformar ideias em ações e sonhos em realidade. Estamos assumindo um compromisso com a humanidade, com o bem-estar de todos que nos rodeiam”, concluiu.
Quem integra o Conselho do Exceler Vita - Instituto Vinicius Farias
Eklaydja de Farias Pessoa Santana - diretora presidente
Zinadja Morais Marques de Andrade - diretora vice-presidente
Maria Betânia da Silva Leal Sales - diretora administrativa-financeira
Magda Roberta Cavalcanti de Santana - conselheira fiscal titular
João Guilherme Silva de Medeiros - conselheiro fiscal titular
Débora de Santana Costa Bezerra - conselheira fiscal titular
Gerdo Luís Saraiva de Lima - conselheiro fiscal suplente.
Do Portal da Cidade Surubim
Em Surubim, a Gráfica Fonsêca está com oportunidade de emprego. A vaga disponível é para Designer Gráfico. Habilidades necessárias, constam no card, abaixo.
Requisitos:
✔️ Residir em Surubim;
✔️ Proatividade;
✔️ Pontualidade;
✔️ Organização;
Se você preenche esses requisitos e quer fazer parte da equipe da Gráfica Fonsêca, envie seu currículo para o email rh.graficafonseca@gmail.com ou entregar na recepção, que fica localizada Rua José Fernandes Duarte, 76 - Santo Antônio, próximo à Praça do Trevo, em Surubim.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou o calendário de abastecimento de água para o mês de Dezembro/2024 em Surubim.
Neste modelo de cronograma, para o leitor identificar quais serão os dias que o seu bairro ou comunidade receberão água, é preciso verificar o número da área que a localidade está inserida e em seguida ver os dias no calendário. Confira, clicando AQUI!
Da Redação - Negócios & Informes
Artesãos de todo o Brasil, bem como associações, cooperativas, organizações sem fins lucrativos e prefeituras de Pernambuco, já podem se inscrever para a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). As inscrições, realizadas exclusivamente online pelo site (neste link), começaram neste sábado (31) e seguem até as 17h do dia 27 de dezembro. O evento está programado para acontecer entre 9 e 20 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, reunindo cerca de 5 mil expositores distribuídos em aproximadamente 700 espaços de comercialização.Foto: Marina Torres/DP
A Fenearte, organizada pelo Governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), executa o Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE). “Estamos preparando uma edição histórica que marcará os 25 anos da maior feira de artesanato da América Latina”, destacou André Teixeira Filho, diretor-presidente da ADEPE. Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da ADEPE e diretora-executiva da Fenearte, complementou: “Estamos trabalhando para que a 25ª Fenearte seja lembrada pelos negócios gerados e pela celebração dos 25 anos dessa política pública, que valoriza nossa economia criativa, nossas identidades e saberes”.
As inscrições são direcionadas a diversos setores, incluindo: Individual Pernambuco: para artesãos pernambucanos, sejam nascidos, residentes ou titulados; Estados: aberto a artesãos de outras partes do Brasil, pessoa física ou jurídica; Internacional: destinado a empreendedores de artesanato de outros países; Prefeituras: exclusivo para municípios pernambucanos; Sebraes: voltado às seccionais do Sebrae em todo o país; Alimentação: para pessoas físicas ou jurídicas de Pernambuco; Redes Solidárias: organizações não governamentais atuantes em Pernambuco; Associações e Cooperativas: desde que pernambucanas. Também estão abertas as inscrições para artesãos estaduais interessados em ocupar o estande coletivo do PAPE na feira. Para este espaço, localizado no setor do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), logo após a Alameda dos Mestres, é necessário possuir a Carteira do Artesão, emitida pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Na edição de 2024, realizada de 3 a 14 de julho, a Fenearte recebeu um público de 320 mil pessoas e gerou um impacto econômico recorde de R$ 108 milhões, considerando a projeção de negócios após o evento. Com o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, a feira alcançou 98,6% de aprovação do público geral, segundo pesquisas da ADEPE em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Entre os visitantes, 22,5% eram turistas e 17,4% participaram pela primeira vez. O tíquete médio foi de R$ 462, e 52,3% dos expositores declararam que superaram suas expectativas de negócios.
Do Diario de Pernambuco
Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (29), beneficiado pelo recebimento da primeira parcela do décimo terceiro. Pela primeira vez, a modalidade aproximou-se da marca de 240 milhões de transações em 24 horas.Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Somente no último dia 29, foram feitas 239,9 milhões de transferências via Pix para usuários finais.
O recorde diário anterior tinha sido registrado em 6 de setembro, com 227,4 milhões de movimentações.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, informou o BC em comunicado.
Em valores, foram movimentados R$ 130 bilhões na última sexta-feira. O montante é o segundo maior da história para um dia, só perdendo para os R$ 119,429 bilhões movimentados em 5 de julho deste ano.
Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de novembro, 170,76 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes.
Desse total, 155,49 milhões eram pessoas físicas; e 15,27 milhões, pessoas jurídicas. Em outubro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 2,656 trilhões movimentados.
Por Agência Brasil
Foto: Freepik - Reprodução |
Bandeira tarifária verde substitui a amarela.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro.
Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica.
Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.
Da Agência Brasil
Instalação dependerá do planejamento de cada operadora. Atualmente, 770 cidades têm a rede 5G ativa, somando 35 milhões de usuários, cerca de 13% dos telefones em uso
A rede 5G pura (chamada de standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz) tem hoje em média uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vezes maior que o 4G.
Atualmente, 770 cidades têm a rede 5G puro ativa, somando 35 milhões de usuários, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.
O 5G puro chegou ao Brasil em julho de 2022, em Brasília. Depois, as operadoras ampliaram a rede para as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.
No país, já foram homologados 205 modelos de smartphones habilitados para operar na rede 5G.
Pelas regras do edital do leilão de 5G, as operadoras precisam atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.
Para a instalação da rede 5G, foi necessário liberar a faixa que era ocupada pela transmissão de TV. Segundo a Anatel, a liberação da faixa em todos os municípios não significa que as redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades.
“A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, disse o órgão regulador em comunicado.
Nessa última etapa, foram liberados os últimos 190 municípios do país. O conselheiro da Anatel, Vinicius Caram, afirmou que a liberação da faixa de 3,5 GHz ocorreu com 14 meses de antecedência e, segundo ele, reflete os esforços “para levar o 5G o mais rapidamente possível para a população brasileira”.
Como navegar na rede 5G pura?
Celular: Para acessar a rede 5G pura (standalone), que opera na faixa de 3,5 GHz, é necessário possuir um smartphone compatível com essa tecnologia.
Chip: Além disso, é preciso ir a uma operadora para trocar o chip. Na Claro e na Vivo, é necessário adquirir um chip específico para ter acesso ao 5G puro. Já a TIM informa que seus chips atuais já são compatíveis com a tecnologia e não necessitam de substituição.
Redes: No cenário global e no Brasil, muitas empresas combinam equipamentos e redes 4G e 5G para oferecer maior velocidade de internet, comercializando o serviço como sendo 5G. Essa prática, conhecida como 5G DSS e 5G NSA (non-standalone), é permitida pelas regulamentações do setor.
Por Agência O Globo