Artesãos de todo o Brasil, bem como associações, cooperativas, organizações sem fins lucrativos e prefeituras de Pernambuco, já podem se inscrever para a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). As inscrições, realizadas exclusivamente online pelo site (neste link), começaram neste sábado (31) e seguem até as 17h do dia 27 de dezembro. O evento está programado para acontecer entre 9 e 20 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, reunindo cerca de 5 mil expositores distribuídos em aproximadamente 700 espaços de comercialização.Foto: Marina Torres/DP
A Fenearte, organizada pelo Governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), executa o Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE). “Estamos preparando uma edição histórica que marcará os 25 anos da maior feira de artesanato da América Latina”, destacou André Teixeira Filho, diretor-presidente da ADEPE. Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da ADEPE e diretora-executiva da Fenearte, complementou: “Estamos trabalhando para que a 25ª Fenearte seja lembrada pelos negócios gerados e pela celebração dos 25 anos dessa política pública, que valoriza nossa economia criativa, nossas identidades e saberes”.
As inscrições são direcionadas a diversos setores, incluindo: Individual Pernambuco: para artesãos pernambucanos, sejam nascidos, residentes ou titulados; Estados: aberto a artesãos de outras partes do Brasil, pessoa física ou jurídica; Internacional: destinado a empreendedores de artesanato de outros países; Prefeituras: exclusivo para municípios pernambucanos; Sebraes: voltado às seccionais do Sebrae em todo o país; Alimentação: para pessoas físicas ou jurídicas de Pernambuco; Redes Solidárias: organizações não governamentais atuantes em Pernambuco; Associações e Cooperativas: desde que pernambucanas. Também estão abertas as inscrições para artesãos estaduais interessados em ocupar o estande coletivo do PAPE na feira. Para este espaço, localizado no setor do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), logo após a Alameda dos Mestres, é necessário possuir a Carteira do Artesão, emitida pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Na edição de 2024, realizada de 3 a 14 de julho, a Fenearte recebeu um público de 320 mil pessoas e gerou um impacto econômico recorde de R$ 108 milhões, considerando a projeção de negócios após o evento. Com o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, a feira alcançou 98,6% de aprovação do público geral, segundo pesquisas da ADEPE em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Entre os visitantes, 22,5% eram turistas e 17,4% participaram pela primeira vez. O tíquete médio foi de R$ 462, e 52,3% dos expositores declararam que superaram suas expectativas de negócios.
Do Diario de Pernambuco