O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco subiu para 4,9% entre os meses de julho e setembro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023. O crescimento foi puxado principalmente pela Agropecuária, com alta de 11,4%, de acordo informações da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).
Outros setores que se destacaram foram os da Indústria (5,3%) e dos Serviços (3,2%). Segundo o governo de Pernambuco, com esse avanço, o estado tem a expectativa de alcançar, em 2024, o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.
De acordo com o relatório da Condepe/Fidem, o resultado da economia pernambucana no 3º trimestre apresentou variação maior que a do Brasil, que foi de 4,0%, seguindo a sequência de quatro trimestres com desempenho superior ao nacional.
O crescimento do PIB do estado foi anunciado e celebrado pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (11), durante a realização do Congresso Estadual de Vereadores (as) e servidores (as) de Câmaras Municipais e Prefeituras de Pernambuco, ocorrido no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú.
No congresso, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), a gestora apresentou dados importantes sobre seus dois primeiros anos de governo por meio da palestra com o tema “Avanços e Desafios no Desenvolvimento do Estado de Pernambuco”. “Nosso Estado estava estagnado e o desafio que tínhamos ao chegar ao governo foi retomar o crescimento, mas sem deixar ninguém para trás. Lançamos diversas iniciativas neste sentido, como o PE na Estrada, o Águas de Pernambuco, o Programa Juntos pela Educação, o Cuida PE e desenvolvemos um trabalho forte na assistência social", disse.
Ainda de acordo com Raquel Lyra, todas as ações fizeram com que Pernambuco se tornasse um lugar melhor para se investir. "Depois do terceiro mês consecutivo de grande geração de emprego, chegando ao primeiro lugar no Nordeste na geração de emprego de carteira assinada, a gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, mas não do meu sozinha. Compartilho isso com quem faz a economia de Pernambuco girar e também com os municípios pernambucanos, que têm trabalhado de maneira incansável para dar condições para que novos negócios possam ser abertos, a gente tenha mais emprego correndo e a economia girando", celebrou a governadora.
Do Diario de Pernambuco