© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Escultura de Frei Caneca será inaugurada dia 13 de janeiro na zona rural de Surubim

Escultura está sendo construída pelos
artistas plásticos Severino Iabá e
Mestre Joel Severino
(Foto: Reprodução/ Divulgação)
Na segunda-feira, dia 13 de janeiro, na Fazenda Cachoeira do Taépe, zona rural Surubim, será inaugurada a escultura gigante de Joaquim do Amor Divino Rabelo (Frei Caneca)  de autoria dos artistas plásticos Severino Iabá e do Mestre Joel Severino.


O evento tem por objetivo comemorar os 200 anos da Confederação do Equador de 1824 e homenagear o líder e mártir do movimento, morto por fuzilamento em 13 de janeiro de 1825, no Forte de Cinco Pontas do Recife, por suas lutas em defesas dos ideais republicanos e democráticos.


A escultura em concreto, medindo 5 metros de altura por 1 metro de diâmetro, foi iniciada em 29 de setembro de 2024, mesma data em que há 200 anos Frei Caneca  passou em fuga com suas tropas nas antigas terras da Fazenda Cachoeira do Taépe, margeando o Rio Capibaribe em direção ao Ceará, onde foi capturado pelas tropas monárquicas de Dom Pedro I. Confira a programação:


15h – Roda de conversa no Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do Taépe sobre Frei Caneca, a Confederação do Equador e o livro TYPHIS 30 de Cláudio Caneca.


17h – Cortejo folclórico com o grupo Boi Surubim do Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do Taépe até a escultura de Frei Caneca.


17h20 – Intervenção do poeta Davi Moura de Fortaleza – CE e performance: Frei Caneca – O Amor Divino pela liberdade – com o ator Adriano Cabral de Recife-PE.


18h30 – Encerramento da solenidade de inauguração da escultura de Frei Caneca com Noé da Ciranda.


Sobre Frei Caneca


Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, popularmente conhecido como Frei Caneca (Recife, 20 de agosto de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), foi um escritor, clérico católico e político brasileiro. Esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817) e foi líder e mártir da Confederação do Equador (1824). Como jornalista, esteve à frente do Typhis Pernambucano.


Serviço:


Inauguração da escultura de Frei Caneca


Dia 13 de janeiro de 2025, das 15h às 19h


Local: Fazenda da Cachoeira de Taépe – Surubim – PE


Contato: Marival (81) 9-9678-9058 e Severino Iabá (31) 9-9171-1314.


Do Correio do Agreste



sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Saque-aniversário do FGTS já está disponível para nascidos em janeiro; confira o calendário para 2025

Foto:  © José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Conforme o calendário instituído para o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 2025, trabalhadores nascidos em janeiro podem, a partir desta quinta-feira (2),  retirar os recursos aos quais têm direito. Para tanto, é preciso optar pela modalidade previamente. 

Voltado para constituir e preservar uma reserva financeira para o trabalhador, o FGTS é administrado desde 1990 pela Caixa Econômica Federal. É um direito garantido sempre para todos os que firmam um contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Todo mês, os empregadores precisam depositar em uma conta específica para cada funcionário o valor correspondente a 8% do salário. Esses recursos só podem ser movimentados em situações específicas, como no caso de demissão sem justa causa ou por mútuo acordo, aquisição de casa própria, calamidade pública ou aposentadoria, entre outros.


O saque-aniversário foi instituído em 2020 conforme estabeleceu a Lei Federal 13.932/2019. A modalidade permite que o trabalhador retire parte do saldo de sua conta no fundo anualmente, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e deve ser realizada por meio do aplicativo ou do site do FGTS, onde também é possível cadastrar uma conta bancária para recebimentos dos valores.


O valor disponível para o saque-aniversário é calculado com base em uma alíquota que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do trabalhador no FGTS, incluindo empregos ativos e inativos. Além disso, inclui-se uma parcela adicional que pode chegar até R$ 2,9 e depende do saldo disponível.


Conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, o saque-aniversário fica disponível sempre a partir do 1º dia útil do mês em que o trabalhador completa mais um ano de vida. O prazo para sacar os valores é de dois meses. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador automaticamente deixa de ter direito à modalidade de saque-rescisão, na qual é possível sacar integralmente o saldo da conta de FGTS em caso de demissão sem justa causa.


Possível extinção

No ano passado, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu a extinção da modalidade de saque-aniversário. Ele sinalizou em diferentes ocasiões que o governo federal enviaria ao Congresso Nacional um projeto de lei com esse objetivo, o que ainda não aconteceu.


De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, ao longo de 2024, mais de 9 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa haviam aderido ao saque-aniversário. Dessa forma, perderam o direito ao saque-rescisão e não puderam sacar integralmente o valor do FGTS quando foram desligados do emprego. Marinho tem considerado que a modalidade de saque-aniversário desvirtua a função do fundo como um instrumento de proteção em casos de demissão.


Em outubro, o ministro chegou a mencionar que pretende propor mecanismos alternativos à modalidade. "Queremos debater com o Congresso para aprovar uma proposta que garanta crédito acessível ao trabalhador, preservando a função do fundo como proteção em caso de desemprego", disse.


Foto: Fonte Caixa Econômica/Divulgação

Da Agência Brasil





Pernambuco: Confira o calendário e cronograma de pagamento do IPVA 2025

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (2), o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O tributo pode ser quitado em cota única ou dividido em dez parcelas mensais de, no mínimo, R$ 50.


O contribuinte pode consultar o valor do pagamento do IPVA 2025 pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Na página, é preciso clicar em "Licenciamento IPVA" e, em seguida, acessar a "Consulta online de débitos e geração dos boletos de pagamento". 


Posteriormente, será necessário informar a placa do veículo e logar no sistema, clicando posteriormente em "Consultar débitos", onde será encontrado os valores de licenciamento, taxa de bombeiros e IPVA, assim como eventuais multas. As guias de pagamento podem ser emitidas mediante o fornecimento do CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel. 


Dívidas

O diretor de atendimento e processos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Daniel Moura, explicou o que o contribuinte que tem débitos do IPVA de 2024 pode fazer para quitar a dívida. 


“Os carros precisam ter o licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento Veicular Eletrônico) de 2024 para poder rodar. Quem não tem esse documento, o carro corre risco de ser apreendido. E como regularizar a situação? A pessoa pode emitir as parcelas atrasadas e pagá-las ou então fazer o parcelamento do imposto antigo e quitar os atuais”, explicou.



As datas de vencimento variam conforme o final da placa do veículo. As terminadas em 1 e 2 vencem em 5 de fevereiro; 3 e 4, no dia 10; 5 e 6, no dia 15; 7 e 8, no dia 20; e 9 e 0, no dia 25. “Se for pagar depois do prazo, o contribuinte perde a chance de quitar no formato de única, restando apenas o parcelamento”, completou o diretor.


Descontos

Segundo o economista Sandro Prado, o ideal para o contribuinte seria evitar o parcelamento do IPVA 2025.


“O imposto foi alterado recentemente para dez parcelas, diferente de antes, que eram em três. Quando você paga em cota única tem um desconto em 7%. Se a pessoa tiver o dinheiro guardado, o interessante seria pagar à vista para aproveitar isso”, apontou.


Vale ressaltar que está mantida a isenção do IPVA para mototaxistas e veículos destinados a transporte escolar, assim como para pessoas com deficiência.


Da Folha de Pernambuco



Lindonaldo da Farinha inicia mandato à frente da Prefeitura de Frei Miguelinho

Frei Miguelinho testemunhou um momento histórico na política com a posse do novo prefeito, José Lindonaldo de França, conhecido como Lindonaldo da Farinha (PSB), e de seu vice, Júnior de Leta (PSB). A cerimônia, que também empossou os vereadores eleitos, foi marcada por emoção e promessas de novos avanços para o município.


Em entrevista ao radialista J. Santos, da Rádio Chateaubriand FM, Lindonaldo destacou a realização de um sonho. “Era um sonho que eu tinha desde criança, um dia poder governar a minha cidade para trazer melhorias para ela e para o povo. A emoção que eu estava sentindo ali é tão grande que não sei nem explicar. Sei que agora é hora de trabalhar, mas nunca tive medo de trabalho e gosto de enfrentar novos desafios”, afirmou o novo prefeito.



Júnior de Leta e
Lindonaldo
estarão comandando
os destinos de
Frei Miguelinho
pelos próximos 4 anos.

Questionado sobre as prioridades de sua administração, Lindonaldo foi categórico. “Vamos priorizar a saúde. Sabemos que, no contexto geral do nosso país, a saúde é precária. Queremos melhorar o SUS em nosso município para garantir o bem-estar das pessoas. Outra área importante será a infraestrutura, um ponto em que temos um grande déficit. Vamos dar continuidade e cumprir o que não foi possível nos últimos oito anos”, explicou.


INCLUSÃO E REPRESENTATIVIDADE

Uma das propostas marcantes da campanha de Lindonaldo foi o compromisso com as mulheres do município. “Criamos a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos para dar atenção especial às questões femininas. Além disso, sete secretarias serão lideradas por mulheres, algo inédito em Frei Miguelinho”, destacou, reforçando seu compromisso com a inclusão e a igualdade.


Outro fato histórico é o início do mandato com apoio total da Câmara Municipal. Todos os nove vereadores estão alinhados com a nova gestão. “A partir do momento que as eleições passaram, os palanques se desarmaram. Vamos trabalhar com um único propósito: o bem-estar do povo. Meu governo não terá distinção de cor ou raça, será voltado para todos”, garantiu Lindonaldo.

O novo prefeito reafirmou seu compromisso com a população. “Cada gestor tem sua forma de governar. Prometo me dedicar dia e noite para fazer o melhor para nosso povo e para que Frei Miguelinho viva novos tempos e novos rumos”, concluiu.

CONHEÇA O NOVO SECRETARIADO EM FREI MIGUELINHO

  • Secretária de Finanças: Cibele França
  • Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte: Auxiliadora Pereira
  • Secretaria de Governo: Everson de Oliveira
  • Secretário de Saúde: José Luiz
  • Secretária de Assistência Social: Adriana Assunção
  • Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos: Fabiana Rito
  • Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos: Júnior de Leta
  • Secretária de Administração: Aliandra Alves
  • Secretário de Transportes: Nélson Júnior
  • Secretária de Articulação Política: Severina Santos
  • Chefe de Gabinete: Jaime Júnior
  • Procurador Geral: Neto Alves
  • Secretário de Planejamento: Rodrigo Lima
  • Secretário de Desenvolvimento Econômico: Adriano Assunção
  • Secretária de Agricultura: Andréia Lima

Do Portal da Cidade Surubim









quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Seleção externa: AGE Pernambuco contrata Agentes de Microcrédito; há vagas para Surubim e outras cidades



A empresa GT - Gestão e Terceirização está selecionado Agentes de Microcrédito para atuar em apoio às ações da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco. Inclusive há vagas para Surubim e outras cidades, conforme consta no card.


Interessados deverão enviar currículo para o e-mail: rhgtservico@outlook.com com o assunto "Agente de Microcrédito" até  o dia 15/01/2025.


Confira abaixo mais informações.



Da Redação - Negócios & Informes






Para 61% dos brasileiros, economia está no rumo errado, mostra pesquisa do Datafolha

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que para 61% dos brasileiros a economia do País está no rumo errado. Apenas 32% dos entrevistados acreditam que ela está no caminho certo.



Essa percepção é majoritária em todas as faixas etárias da pesquisa: entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, 71% têm a percepção que a trajetória econômica está equivocada, e 23% acham que está no caminho correto.



Na faixa entre 25 e 34 anos, 68% acreditam que está errada, e outros 27% veem como correta; dos 35 a 59 anos, 64% acreditam que a economia está no caminho errado, enquanto 33% creem que está no rumo certo.


Já na faixa acima de 60 anos, 55% disseram que está em trajetória errada, e 36% que está correta.


No recorte por faixa de renda, 67% dos que ganham acima de cinco salários-mínimos acham que o rumo está equivocado, e 30% aprovam o caminho da economia.


Entre os mais pobres, com renda de até dois salários, 55% têm uma visão negativa sobre a questão e 37% acham que o caminho está correto.


Menos otimista

O Datafolha mostrou também que o otimismo do brasileiro com o ano novo é o menor desde 2020. E, pela primeira vez em cinco anos, menos da metade dos entrevistados afirmou que a população terá uma situação melhor em 2025.


Para 25% a situação será pior, e outros 25% apontaram que será igual. Outros 3% não souberam responder.


Por Estadão Conteúdo



Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desde quarta-feira (1º)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Novo valor está de acordo com limites fixados pelo Congresso Nacional



O Brasil tem desde esta quarta-feira (1º de janeiro) um novo valor de R$ 1.518 para o salário mínimo, o que representa aumento de R$ 106 em relação a 2024 (R$ 1.412). Segundo o governo federal, o novo valor incorpora a reposição de 4,84% da inflação de 12 meses apurada em novembro do ano passado (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e mais 2,5% de ganho real.


O reajuste está de acordo com a nova regra aprovada pelo Congresso Nacional que condiciona a atualização do salário mínimo aos limites definidos pelo novo arcabouço fiscal. Por essa nova norma - válida entre 2025 e 2030 - o salário mínimo terá ganho real de 0,6% a 2,5%.


Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela regra anterior o reajuste deveria ser a reposição da inflação mais 3,2% (variação do Produto Interno Bruto em 2023).


O reajuste menor vai afetar a remuneração de 59 milhões pessoas que têm o rendimento ligado ao valor do salário mínimo, como empregados formais, trabalhadores domésticos, empregadores, trabalhadores por conta própria e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Impacto direto

O valor do salário mínimo tem impacto direto em despesas do governo federal como os pagamentos das pessoas aposentadas ou pensionistas, cerca de 19 milhões; de quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), mais de 4,7 milhões; dos trabalhadores com carteira dispensados do serviço, cerca de 7,35 milhões que acionaram o seguro-desemprego (dado de julho de 2024); e os trabalhadores que têm direito ao abono salarial (PIS-Pasep), cerca de 240 mil pessoas no ano passado.


A empresa Tendências Consultoria, de São Paulo, estima que a nova política de reajuste de salário mínimo vai gerar R$ 110 bilhões de economia dos gastos públicos até 2030, sendo que R$ 2 bilhões são previstos em 2025.


Entre 2003 e 2017, o salário mínimo teve 77% de ganho real (acima da inflação). Essa política de reajuste ficou interrompida entre 2018 e 2022. O salário mínimo no Brasil foi criado em 1936, durante o governo do ex-presidente Getúlio Vargas.


Da Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo




Casinhas: Maciel Sales é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2025-2026

Foto: Natal Casinhas

Na manhã desta quarta-feira (1º de janeiro), o vereador eleito Maciel Sales (PSDB) foi escolhido, por unanimidade, como o novo presidente da Câmara Municipal de Casinhas, a Casa Manoel Veiga de Lira e Silva, para o biênio 2025-2026. A eleição reafirmou a unidade entre os parlamentares, fortalecendo a liderança política no município.


A Mesa Diretora, que estará à frente dos trabalhos legislativos nos próximos dois anos, contará ainda com Everaldo Barbosa (PSDB) como primeiro secretário e Nivaldo Silva (União Brasil) na posição de segundo secretário. Além dos membros da nova Mesa Diretora, a nova legislatura da Câmara de Casinhas é composta pelos vereadores Thiago de Bengalas (União Brasil), Valdiane do Junco (União Brasil), Charliene de Amós (União Brasil), Evaldo do Catolé (PSDB), Átilla Barbosa (PSB) e Elias de Muamba (PSB), sendo os dois últimos representantes da bancada de oposição.


O novo presidente, Maciel Sales, destacou seu compromisso em conduzir os trabalhos legislativos com responsabilidade e em prol do desenvolvimento do município. "Agradeço a confiança dos colegas e reforço meu compromisso para honrar esta Casa e trabalhar pelo bem de Casinhas e da nossa população."


A sessão que marcou a posse dos vereadores e a eleição da Mesa Diretora foi acompanhada pela prefeita reeleita Juliana de Chaparral (União Brasil), que também foi empossada na ocasião junto com o novo vice-prefeito Lúcio Silva (PSDB), e destacou a importância de uma Câmara Municipal de alinhamento às demandas do povo de Casinhas. O esposo da prefeita e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), também esteve presente na sessão.


Do Mais Casinhas





Bomba é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Surubim para o biênio 2025-2026

Componentes da Mesa Diretora,
Neto, Bomba, Katiane, Carlos Maurício e Itamar.
Foto: Reprodução / Divulgação.
Em uma sessão marcada por momentos de intensa movimentação política, o vereador Luciano Medeiros, o "Bomba" (PSB), foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Surubim para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (1º de janeiro), logo após a posse do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil) e dos demais vereadores.


O processo eleitoral chamou a atenção pelo pedido de cancelamento da chapa adversária, encabeçada pelo ex-prefeito e vereador eleito Murilo Barbosa (PP), antes do início da votação. Apesar disso, a disputa foi conduzida conforme o regimento, resultando na recondução de Bomba à presidência da Casa Euclides Mota.

A nova Mesa Diretora ficou assim composta:

Presidente: Bomba (PSB)
1º Vice-Presidente: Itamar (PSB)
2º Vice-Presidente: Neto de Véia (PSB)
1º Secretário: Carlos Maurício (PSB)
2ª Secretária: Katiane da Saúde (PSB).


Do Mais Casinhas


Surubim: Chaparral toma posse e anuncia secretariado

O prefeito de Surubim Cleber Chaparral, a vice Ana Paula e os novos vereadores tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1.°) na Casa Euclides Mota. No seu discurso, o prefeito disse que vai trabalhar com diálogo, inclusive com a oposição. 


Após a Missa em Ação de Graças, o prefeito e sua comitiva seguiram até à frente da Prefeitura, onde aconteceu o anúncio dos secretários. São eles: a vice-prefeita Ana Paula (Administração e Gestão); Paula Fernanda Souto Maior (Educação e Cultura); Samir Souza dos Santos Guerra (Saúde); Taís Karine Silva de Lima (Assistência Social e Direitos Humanos); Geisiane Jane de Arruda (Finanças); Bruno da Costa Duda (Desenvolvimento Agrário e Econômico); Melqui dos Santos Ferreira (Infraestrutura e Serviços Públicos); Edgar  Barbosa Leal (Defesa Social); Erivalda Duarte da Silva (Juventude); José Matias Moraes do Nascimento (Esportes); José Vagner Barbosa de Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Habitação); Maria Elisangela de Arruda Silva (Chefia de Gabinete); Guilherme Jorge Alves de Barros (Procuradoria); e Olympio Rogaciano de Aguiar Barbosa (Controle Interno).


Após a solenidade, o prefeito divulgou nas redes sociais uma nota comunicando a suspensão do expediente na Prefeitura durante dois dias para realização de uma auditoria. Veja:


Do Correio do Agreste







Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com