foto: Lucenilda do Espírito Santo/Sesc Ler Surubim |
O Sesc é parceiro do Memorial dos Severinos em mais um Festival Mamulengá, evento que celebra as tradições do folclore pernambucano e será realizado de 11 a 13 de janeiro, em Surubim, com atividades na Praça Dídimo Carneiro, no Sesc Ler Surubim e no Memorial do Severinos. A programação é gratuita e está disponível no perfil oficial do memorial, no Instagram (@memorialdosseverinos).
O Festival Mamulengá 2025 vai homenagear um dos mais icônicos personagens da história de Pernambuco e da política brasileira: o escritor e religioso Frei Caneca, morto em 13 de janeiro de 1825, ou seja, há 200 anos, por apoiar a Revolução Pernambucana e participar da Confederação do Equador de 1824, dois movimentos que lutavam contra o governo imperialista de D. Pedro I.
O Sesc Ler Surubim vai apresentar, na programação do festival, ações desenvolvidas pela Escola Sesc de Música e Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo. No domingo (12), às 9h, na unidade do Sesc, o artista Marcos Pessoa será o facilitador da oficina de produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. No mesmo horário, a professora de literatura do Sesc Ler Surubim, Lucenilda do Espírito Santo, fará uma oficina de literatura com foco no cordel. As inscrições podem ser feitas até minutos antes do início das atividades. Às 15h, tem o espetáculo "Histórias do Meu Povo", da escritora Roma Júlia, com lendas dos povos originários, em uma apresentação literária com muita história e música.
Nos três dias do evento, sempre a partir das 19h, Noé da Ciranda, artista surubinense que é uma referência deste movimento cultural, promove uma grande roda com os participantes. Nos dias 11 e 12, será no Memorial dos Severinos. No dia 13, a apresentação será na Fazenda Cachoeira do Taépe.
O ponto alto da programação será na segunda (13), a partir das 15h, com ações dedicadas à memória de Frei Caneca. Primeiro, com uma roda de conversa, no Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do Taépe, sobre o religioso, a Confederação do Equador e o livro “Thyphis 30”, de Claudio Caneca. Em seguida, sai o cortejo folclórico, do Centro Cultural até a Fazenda Cachoeira do Taépe, onde será inaugurada a estátua de Frei Caneca, esculpida por Severino Iabá, Mestre Joel Severino, Tuca de Neco Hermínio e José Wilson Silva de Lima. Na sequência, o grupo Boi Surubim e o ator Adriano Cabral realizam a performance “Frei Caneca: o Amor Divino pela Liberdade”.
O Festival Mamulengá é um evento idealizado por Severino Iabá, com apoio do Memorial dos Severinos, do Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do taépe e Sesc Ler Surubim. “Nossa parceria com este festival cresce a cada ano, pois entendemos que a difusão da cultura é muito mais forte quando feita a partir de alianças com pessoas que acreditam na perpetuação de nossas tradições”, afirma Lucenilda do Espírito Santo, que supervisiona o setor de Cultura do Sesc Ler Surubim.
Serviço: Participação do Sesc Ler Surubim no V Festival Mamulengá
Data: de 11 a 13 de janeiro
Programação gratuita no perfil oficial do Memorial dos Severinos no Instagram
Atrações do Sesc
Sábado (11/01), às 19h (Memorial dos Severinos)
Roda de Ciranda, com Noé da Ciranda
Domingo (12/01), às 9h (Sesc Ler Surubim)
Oficina de Poesia, com a professora de Literatura do Sesc, Lucenilda do Espírito Santo
Oficina de instrumentos musicais com material recicláveis, com o artista Marcos Pessoa
Inscrições gratuitas, no local
Domingo (12/01), às 15h (Memorial dos Severinos)
Espetáculo “Histórias do Meu Povo”, com a escritora Júlia Roma
Domingo (12/01), às 19h (Memorial dos Severinos)
Roda de Ciranda, com Noé da Ciranda
Segunda (13/01), às 19h (Fazenda Cachoeira do Taépe)
Roda de Ciranda, com Noé da Ciranda.
Da ASCOM