O novo investimento é anunciado logo após a companhia bater o recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024. Atualmente a empresa conta 20,5 mil funcionários.
“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.
DETALHES SOBRE AS VAGAS
Tripulantes de cabine
para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
Ser maior de 18 anos;
Formação: Ensino Médio Completo;
Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
Imprescindível: Aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) - no ato da inscrição;
Imprescindível: Experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
Passaporte Brasileiro válido - no momento da admissão;
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) - no momento da admissão.
As inscrições podem ser realizadas de 14 a 19 de fevereiro de 2025, no site. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
A empresa reforça que, uma das mudanças implementadas pela Latam para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que passou a ser desejável e não mais um requisito obrigatório.
Além disso, com o objetivo democratizar o processo seletivo, outra iniciativa da Latam é a realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como acontecia até 2022.
Tripulantes Técnicos - para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
Licença de Piloto Comercial de Avião;
Habilitação IFRA;
Habilitação MLTE ou Tipo;
CCT de PLA;
ICAO 4 ou Superior com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano - no ato da admissão;
Curso Superior Completo;
Passaporte brasileiro válido - no momento da admissão;
Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
Diferencial: Curso de jet training ou habilitação Tipo.
Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.
Os aprovados no processo seletivo passarão por treinamentos rigorosos antes de seguir para o voo. Os comissários terão aproximadamente 234 horas de capacitação, abrangendo simulações de pouso na água, evacuação de emergência e atendimento a passageiros.
Já os copilotos passarão por três fases de preparação, com treinamentos teóricos, prática em simuladores e instrução em rota com comandantes experientes. Mesmo que já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, eles devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
De acordo com a Latam, a demanda por novos funcionários chega para acompanhar o crescimento da companhia. Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil.
Por: Diario de Pernambuco