Para otimizar a competitividade das empresas locais e promover a atualização dos processos produtivos no setor de confecções e têxtil de Pernambuco, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está oferecendo capacitações gratuitas para profissionais e empresários da área. São 100 vagas oferecidas e as inscrições podem ser feitas pelo link, com início das aulas previsto para março.
Com base nas oportunidades proporcionadas pela Indústria 4.0, a iniciativa também tem como objetivo de inserir esse público em novos mercados. Diante disso, a grade curricular da capacitação é formada por módulos com temas fundamentais para o setor, como introdução à tecnologia, gerenciamento de projetos, marketing digital, automação da produção e análise de dados. Os conteúdos foram criados por meio de estudos que apontam o estágio atual das empresas em relação à produção, tecnologia e atuação no mercado
Com carga horária de 100h, totalizando três meses de qualificação profissional, a qualificação tem a sua maior parte sendo oferecida na modalidade à distância. Não é necessário ter ensino superior para participar. Durante o treinamento, os participantes serão incentivados a desenvolver projetos práticos para digitalizar processos dentro das empresas, contribuindo para a modernização do setor.
“O curso é uma oportunidade estratégica para fortalecer a competitividade da indústria têxtil e de confecções no Nordeste, especialmente em Pernambuco, que é referência nacional e possui um grande potencial de crescimento. Queremos que os empresários locais expandam sua atuação e que os trabalhadores adquiram novas habilidades, já que este é um mercado acirrado, especialmente com a expansão das empresas asiáticas do setor por meio do comércio eletrônico”, afirmou Danilo Cabral, superintendente da Sudene.
“Todos os módulos têm um caráter muito prático e orientado a melhorar os processos produtivos das empresas participantes. Contamos com professores da UPE, UFPE e UFPB, oferecendo uma abordagem rica e variada dos temas”, comentou o professor Fagner Melo, doutor em Engenharia de Produção, docente da Universidade de Pernambuco e coordenador do projeto no estado.
INVESTIMENTO
Todo o projeto, incluindo diagnóstico, qualificação profissional e construção dos projetos, tem duração até 2026 e soma investimento de R$ 734 mil pela Sudene. O projeto também está sendo replicado também nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
A iniciativa tem relação com os principais instrumentos nacionais para promover o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, como a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) - proposto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene.
Do Diario de Pernambuco