Com 42,9% das MEI lideradas por mulheres, elas avançam no empreendedorismo, mas acesso a crédito e equilíbrio entre carreira e família ainda são obstáculos
Pernambuco contabiliza 379 mil mulheres à frente de seus próprios negócios, de acordo com dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Apesar desse avanço, muitas empresárias ainda enfrentam dificuldades no acesso a crédito e capacitação, além do desafio de equilibrar a vida profissional e pessoal.
No estado, 42,9% das microempreendedoras individuais (MEI) são mulheres, reforçando a tendência de crescimento do empreendedorismo feminino na região, segundo dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Para enfrentar esses obstáculos, algumas instituições financeiras têm implementado programas específicos de apoio. É o caso do Sicredi, que destinou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas lideradas por mulheres em 2024.
O volume representa um aumento dentro da carteira desse segmento, que encerrou o ano com mais de R$ 16 bilhões em financiamento. O investimento em capacitação com o curso "Mulher Empreendedora" e o Comitê Mulher, que já impactaram mais de 5,5 mil mulheres, promovendo liderança e equidade de gênero.
Entre as empreendedoras que encontraram suporte na cooperativa está Renata Ferraresi, proprietária de uma loja de roupas femininas Senhorita, em Olinda, Pernambuco. Criada em um ambiente de empreendedorismo, ela seguiu os passos da mãe e decidiu construir seu próprio negócio no setor da moda.
"Minha mãe sempre empreendeu, então cresci nesse meio. Hoje, ter minha própria loja é a concretização de um sonho", conta. Com o crescimento nas vendas, Renata percebeu a necessidade de ampliar o espaço e oferecer uma experiência ainda melhor para suas clientes.
A empresária buscou no Sicredi o suporte para essa expansão. Com o crédito obtido, conseguiu mudar para um ponto comercial três vezes maior que o anterior, o que permitiu a ampliação da variedade de produtos e o fortalecimento da marca. "Desde que o Sicredi entrou em meus negócios, tudo mudou. Sempre tive orientação de profissionais capacitados e apoio para investir na estrutura da loja", destaca.
Para Renata, o empreendedorismo traz desafios diários, exigindo planejamento e estratégia para enfrentar os momentos de crise. "É aquele famoso 'matar um leão por dia'. Precisamos estar preparadas para todas as fases do ano e buscar sempre a diferenciação no atendimento para fidelizar os clientes", explica.
Com planos de crescimento para os próximos anos, Renata celebra a fase de expansão e os resultados obtidos. "O apoio financeiro me permitiu dar esse salto e melhorar ainda mais a experiência das minhas clientes. Estamos crescendo e vejo um futuro muito promissor para o negócio", afirma.
Para outras mulheres que sonham em empreender, a empresária reforça a importância da determinação. "Tenha muita certeza do que quer. Você precisa amar essa busca. Não é uma jornada fácil, são muitos desafios. Mas, quando você se apaixona pelo que faz, essas batalhas valem a pena", conclui.