![]() |
Foto: Aluísio Monteiro/Divulgação Compesa |
A exposição internacional de fotografia - Água é Vida, montada pela Embaixada dos Países Baixos, segue em cartaz até 30 de abril no Museu Universo Compesa. Depois de passar por diversos países, a mostra foi inaugurada na última segunda-feira (31) para visitação no hall da sede administrativa da Compesa, no bairro de Santo Amaro, Recife. As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (81) 99488-5059.
A exposição conta com 19 fotografias de diferentes países, e entre os cliques escolhidos está o do pernambucano José Nunes, cuja foto - única representante brasileira na mostra - traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe. Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.
“Um novo momento é percebido pelo Museu Universo Compesa que, além das exposições autorais, passa a receber agora mostras de outras instituições. A novidade surge inclusive com uma exposição fotográfica muito significativa, sensivelmente elaborada pela Embaixada dos Países Baixos que, diante do atual cenário mundial, idealizou e produziu a mostra para reflexão”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.
As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, cada vez mais comuns em países do mundo inteiro, assim como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo. Esse conjunto de imagens convida o visitante a uma reflexão necessária sobre a importância da água para a existência humana.
“A exposição tem um significado muito importante para os Países Baixos, pois tem como objetivo contribuir, de forma interativa, com a construção do pensamento crítico da sociedade sobre essa demanda mundial urgente, que é o cuidado com a água”, afirmou Annelijn W. van den Hoek, Cônsul Honorária dos Países Baixos.
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destacou a importância da água abordada na exposição. “A água é muito mais que um recurso essencial para a vida. Para Pernambuco, as águas são fonte de história, identidade e inspiração. Portanto, é muito oportuna essa reflexão proposta pela Embaixada dos Países Baixos e que a Compesa recebe e abre agora ao público”, destacou.
Da ASCOM