© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Comércio em Pernambuco cresce 1,1% em fevereiro, diz IBGE

As vendas do comércio varejista em Pernambuco cresceram 1,1% na passagem de janeiro para fevereiro, alcançando o maior patamar da série histórica desde julho do ano passado (1,4%), superando em 1,2 p.p. a queda observada em fevereiro de 2024 (-0,1%). O índice volta a crescer após um mês de janeiro com baixa de -0,5%, considerada uma variação de estabilidade com relação a dezembro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De acordo com dados levantados pela pesquisa, oito das 11 atividades tiveram alta em fevereiro, quando comparado ao mês anterior. Entre os destaques estão os setores de Eletrodomésticos (17,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (15,7%) e de Móveis e eletrodomésticos (14%). Os resultados negativos em fevereiro vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-2%), e Combustíveis e lubrificantes (-5,9%). 


Já no índice do volume de vendas acumuladas no comércio varejista, na variação dos últimos 12 meses, as atividades que mais cresceram foram Eletrodomésticos (12,9%), Móveis e eletrodomésticos, com 11,1% e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,8%). Durante o período, apenas atividades Tecidos, vestuário e calçados apresentaram resultado negativo, com a queda de 6,1% no volume de vendas. 



No indicador de fevereiro deste ano, frente a fevereiro de 2024, duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado tiveram trajetórias semelhantes: Material de construção subindo 10,4%, e Veículos e motos, partes e peças vindo em seguida no ranking com 9,6% em volume. 


No acumulado dos últimos 12 meses, ambas as atividades apresentaram elevação de vendas, porém em proporções bem distintas. Enquanto as vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças acumulou 19% de crescimento, os Materiais de construções atingiram apenas o patamar de 3,3% em Pernambuco. 


No geral, o volume de vendas no varejo ampliado manteve-se estável no estado com relação a janeiro, com uma discreta alta de 0,2%. Com destaque para o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria que, em termos de receita nominal auferida com as vendas, registrou forte alta de 21,8% quando comparado com o período tradicional de retorno das aulas escolares e universitárias observado em 2024. 


Do Diario de Pernambuco



Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com